EUA têm 1,8 milhão de presos

Dobra população carcerária dos EUA

Autor

15 de março de 1999, 0h00

A população carcerária dos Estados Unidos duplicou em apenas 12 anos, informou o Departamento de Justiça norte-americano. O novo recorde, registrado no ano passado, contabiliza 1,8 milhão de presos. Segundo a Associated Press, com esse número os EUA se aproximam da Rússia – o país com a maior índice de encarcerados do planeta por 100 mil habitantes.

Em 1995 os EUA mantinham nas prisões 744 mil condenados, o que resultava em uma média de 313 presos para cada grupo de 100 mil habitantes. Com a duplicação dessa população, em 12 anos a taxa de encarceramento subiu para 668 presos por 100 mil. Na Rússia, para cada grupo de 100 mil pessoas há 685 presos. A população carcerária norte-americana ultrapassou 1 milhão de detentos em 1990 e desde então vem se expandido a uma taxa média anual de 6,2%. Embora o índice tenha refluído um pouco no ano passado, especialistas do Sentencing Project, organismo privado que acompanha a situação das prisões norte-americanas, não acreditam numa tendência de queda para os próximos anos.

O Sentencing Project revelou que a esperada anistia que o governo Russo pretende conceder a 100 mil presos e o continuado aumento da população carcerária dos EUA colocará o país em um ou dois anos no primeiro lugar no índice de encarcerados por habitantes. O Sentencing Project atribui esse crescimento à tendência da Justiça americana em aplicar sentenças cada vez mais severas.

A quantidade de presos nos EUA elevou-se desproporcionalmente, nos últimos 25 anos. Contribuíram para isso a explosão de condenações relacionadas a drogas e a prática de mandar para a cadeia pessoas incriminadas por toda sorte de ofensas.

Revista Consultor Jurídico, 15 de março de 1999.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!