Tratamento gratuito

Governos devem custear remédios para aidéticos carentes

Autor

12 de maio de 1999, 0h00

Todas as pessoas carentes portadoras do vírus da Aids devem receber gratuitamente os medicamentos necessários para o tratamento da doença. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12/5) pelo Supremo Tribunal Federal, ao negar pedido apresentado pelo Município de Porto Alegre contra decisão do Tribunal de Justiça daquele Estado.

O Tribunal gaúcho determinou que um portador do HIV recebesse gratuitamente do município os medicamentos. A prefeitura de Porto Alegre afirmava que é responsabilidade pela distribuição de medicamentos necessários ao tratamento da Aids seria do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei Federal 9.313/96.

Para a prefeitura, em face da autonomia dos municípios, é inconstitucional lei federal ou estadual que acarrete despesa ao município, sem estabelecer a forma de repasse de recursos.

O ministro Marco Aurélio, autor da sentença, afirmou que o município de Porto Alegre tem a responsabilidade de distribuir os medicamentos prevista nos “convênios celebrados no sentido da implantação do Sistema Único de Saúde, devendo receber, para tanto, verbas do Estado”. Para o ministro, “a falta de regulamentação municipal para o custeio da distribuição” não dispensa o município de sua responsabilidade.

A decisão foi além dos limites de Porto Alegre. Marco Aurélio afirmou que além dos municípios, a União, os Estados e o Distrito Federal são obrigados a fornecer os medicamentos de graça às pessoas carentes portadoras do HIV.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!