Consultor Jurídico

Advogado acusa entidade de proteger supostos criminosos

24 de julho de 1999, 0h00

Por Márcio Chaer

imprimir

Uma grave acusação contra dirigentes da OAB paulista foi encaminhada este mês ao Ministério Público Federal. O comando da Seccional estaria protegendo advogados supostamente envolvidos com o crime organizado. No que pese partir a acusação de adversário político da atual administração da entidade, a petição é embaraçosa.

No primeiro momento, um advogado teria usado informações comprometedoras de sua cliente para extorqui-la através de uma rede de cúmplices. A trama teria sido descoberta com o uso de grampos telefônicos. Com as investigações em curso, o advogado conseguiu que a OAB-SP saísse em sua ajuda. Essa ajuda está sendo caracterizada como cumplicidade com o esquema criminoso.

Segundo o advogado Luiz Riccetto Neto, sua cliente Adriana Goulart Issa Ibraim, teria sido vítima de uma "quadrilha" encabeçada pelo seu ex-advogado, Nelson Latif Fakhouri. Este, por sua vez, conseguiu a solidariedade de um amigo, o instrutor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP, Thyrso Manoel Fortes Romero.

A OAB entrou no processo pedindo a suspensão da interceptação telefônica de Fakhouri quando o grampo já havia sido suspenso. Essa atitude foi entendida pelo novo advogado de Adriana como uma manobra. Segundo ele, o coordenador da Comissão de Prerrogativas, Wagner da Costa, já fora informado da suspensão mas, ainda assim insistiu em ingressar na lide para conhecer os resultados das investigações e repassá-las a Fakhouri para auxiliar sua defesa.

E a OAB-SP passa a ser acusada de litigância de má-fé.

Antes, Riccetto já apresentara representação criminal distribuída perante o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo, para apurar a prática dos delitos de ameaça, extorsão, quadrilha ou bando, falsa identidade e tergiversação.

A autoria dos referidos delitos foi atribuída aos advogados Nelson Latif Fakhouri, Washington Del Vage, Thyrso Manoel Fortes Romero, para o médico Fábio Dix de Santis, ao investigador de polícia aposentado L. B. S. e à sua prima Mirian Galdi. No decorrer das investigações, segundo a acusação, outros indícios apontaram também para a co-autoria dos advogados Gilto Antônio Avallone, Simone Gomes, Ricardo Romeu B. Busana e Diva Bolla, dos investigadores de polícia R. B. S. e Jefferson Bawer, do cartorário Israel Rubens Scaferla, de Antônio Nelson Vieira da Costa Morgado, Ricardo Fakhouri e Rosângela Cristina Azevedo de Santis.

A denúncia foi apresentada pelo promotor Marcelo Mendroni e aceita pelo juiz da 12ª Vara Criminal do Foro Central de São Paulo, Ruy Alberto Leme Cavalheiro, o que deu início à ação penal pública incondicionada nº 0143/99, tendo por objeto os crimes de estelionato, patrocínio infiel, denunciação caluniosa, formação de quadrilha e abuso de autoridade.

A acusação de litigância de má-fé, feita por Riccetto contra a Comissão de Prerrogativas da OAB-SP gera uma representação contra o advogado no Tribunal de Ética da entidade.

Ato contínuo, inconformado com o fato de a Ordem assistir os acusados de crime organizado e, ainda, submetê-lo a procedimento ético-disciplinar, Riccetto apresentou ao Ministério Público Federal, neste mês de julho, um pedido de apuração.

Na representação, o advogado pede à Procuradoria Geral da República em São Paulo que investigue as possíveis ligações entre dirigentes da OAB-SP – entre eles, o presidente da Seccional, Rubens Approbato, o secretário-geral, Miguel Aidar e os dirigentes do Tribunal de Ética e da Comissão de Prerrogativas, mais conselheiros e colaboradores da entidade – e os advogados acusados de crime organizado.

O pedido insinua a prática dos crimes de falsidade ideológica, prevaricação, violação de sigilo funcional e formação de quadrilha por parte dos administradores da Ordem.

A aspereza do texto teria levado a OAB-SP a submetê-lo aos advogados Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Manuel Alceu Affonso Ferreira, para possível ações civil e criminal contra Riccetto.

A petição é recheada de trechos de gravações telefônicas que implicariam os acusados e integrantes da OAB, mencionando inclusive supostos vínculos entre o grupo acusado de extorquir Adriana Goulart e o grupo político que administra a entidade.

Mas o próprio Riccetto, na representação, se encarrega de revelar que suas divergências com a entidade vão além do interesse de defender sua cliente. Ele resgata o clima eleitoral da última disputa pelo comando da OAB-SP, em que sua chapa – encabeçada pelo advogado Roberto Ferreira – foi derrotada.

Em suas incansáveis investidas, Riccetto tem atacado com dureza os administradores da OAB-SP, o que torna evidente a sua motivação eleitoral.

O que sobra em vigor e rigor contra o oposicionista, talvez falte em cautela e cuidado na defesa de advogados e outras pessoas que estão sendo julgadas por estelionato, patrocínio infiel, denunciação caluniosa, formação de quadrilha e abuso de autoridade.