Ministério da Justiça

Manuel Alceu recusa Ministério da Justiça

Autor

15 de julho de 1999, 0h00

Alegando motivos pessoais, o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira declinou do convite feito pelo presidente da República para ocupar o Ministério da Justiça, no lugar de Renan Calheiros.

Manuel Alceu foi secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do governo de Luís Antônio Fleury (1991-1994), em São Paulo. Entre 1980 e 1985, ele foi juiz eleitoral.

O convite indica uma tendência técnica para a escolha do ocupante do cargo. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Octávio Galotti, também cogitado para a pasta, já anunciou que, se convidado também não aceitaria.

No âmbito do STF – onde o governo identifica um foco potencial de problemas – chegou a ser lembrado também do nome do ministro Sydney Sanches. Seus colegas, no entanto, acham que seria um erro aceitar, lembrando as experiências anteriores de Francisco Rezek e Célio Borja. Um motivo seria a suposta influência de um ex-ministro nos julgamentos. O outro, seria a impressão de que, ao trocar um cargo por outro, ser ministro da Justiça é mais importante que ser ministro do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!