
Membro de gang paulistana perde processo contra Globo

O juiz da 18ª Vara Cível de São Paulo, Maury Angelo Botesini, extinguiu o processo em que a Editora
Globo era acusada de causar danos morais a Waldir Alves Reina, ex-integrante da lendária “Turma do
Barão”, por reportagem publicada na revista Marie Clarie.

Reina pretendia receber indenização de R$ 200 mil por supostas ofensas à sua imagem e à memória de
seu pai, Hugo Reina.

A reportagem intitulada “Ossos do Barão” relata alguns episódios vividos pelos membros da turma que
“aterrorizou” a capital paulista na década de 70. Entre os fatos, estão histórias de brigas, envolvimento
com drogas, sexo, e outras “traquinagens” que tinham adolescentes rebeldes como personagens
principais.

O trecho da notícia que motivou o processo afirma que: “O 23º Distrito Policial virou ‘pousada’ dos 
meninos, todos menores até meados da década de 70. Quando detidos, levavam uma canseira do 
delegado, mas eram liberados pelos pais – de empresários importantes a militares graduados. ‘Uma vez 
meu pai esmurrou a mesa do delegado. Ele era durão em casa, mas fora nos defendia’, lembra Waldir 
Reina, então conhecido por Demônio, apelido que destoa do atual pacato vendedor de portas industriais 
de 39 anos, casado, uma filha. Demônio fazia o diabo na juventude, com a certeza da impunidade 
garantida pelo pai, Hugo Reina, coronel do Exército que integrava a Operação Bandeirante, criada 
pela ditadura para combater a guerrilha de oposição ao regime militar. Daquela vez, o coronel chegou 
com soldados armados para liberar os jovens”.

O vendedor alegou que ele e seu pai, já morto, nunca participaram dos fatos publicados pela revista.
Também argumentou que a reportagem abalou seus relacionamentos pessoais e causou danos à sua
honra.

A defesa da Globo ficou por conta do advogado Luiz de Camargo Aranha Neto. Ele alegou, entre outros
argumentos, que a reportagem não tinha objetivo de ofender Reina, que todos os fatos publicados foram
narrados pelos próprios entrevistados e que a maioria deles é de domínio público.

O juiz acolheu os argumentos da defesa. Botesini afirma que foram as entrevistas – cujas gravações
foram anexadas à ação – que permitiram a composição da reportagem. A decisão destaca que “é o
próprio autor (Reina) que dá as informações contidas na reportagem quando foi entrevistado juntamente
com outros de seu asseclas e companheiros de gang“.

Segundo a sentença, muitos fatos narrados pelos integrantes da “Turma do Barão” foram omitidos na
reportagem, “inclusive alguns comprometedores da reputação de pessoas envolvidas neles”. Para
Botesini, “é o que basta para concluir” que a revista não teve a intenção de buscar o escândalo ou
denegrir a imagem de Reina e a memória de seu pai.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/12/1999



A editora foi inocentada. Waldir Reina foi condenado a pagar as despesas, custas processuais e
honorários advocatícios fixados em 15% do valor da causa. O ex-integrante da turma pode recorrer da
decisão, já que se trata de sentença de 1ª instância.

Date Created
06/12/1999

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/12/1999


