A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue a representação classista na Justiça do trabalho foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Além da extinção, a proposta também estabelece novas composições para o Tribunal Superior do Trabalho e para os Tribunais Regionais do Trabalho. A PEC, já aprovada pelo Senado, será encaminhada à Mesa com recomendação para ser anexada à Reforma do Judiciário, em trâmite na Câmara.
Segundo o deputado Ibrahim Abi-ackel (PPB-MG), a matéria deve ser discutida em conjunto com outras alterações globais do Judiciário. Ele sugeriu a aprovação da admissibilidade da matéria para sua posterior anexação à proposta da Comissão Especial da Reforma do Poder Judiciário.
O deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), presidente da comissão, afirmou que a anexação da proposta de reforma do Judiciário é uma decisão do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), mesmo porque as propostas se encontram em momentos distintos de tramitação.