Juros bancários

Juros do cheque especial são 10 vezes maiores que a inflação

Autor

23 de agosto de 1999, 0h00

Pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo aponta uma diferença de 54,7% entre a maior e a menor taxa, nos casos de empréstimo pessoal. O Banespa cobra 4,20% de juros ao mês, ao passo que o banco Itaú, pelo mesmo período de tempo, cobra 6,50%.

Para quem utiliza cheque especial, a maior taxa cobrada é a dos bancos Bradesco, Unibanco e BCN, de 11,70% ao mês. A Nossa Caixa é a instituição financeira que cobra menos pelo crédito, com taxa de juros de 8,45%. A variação é de 38,4%.

O correntista deve estar atento para evitar estes serviços, em que se paga juros absurdos, muito superiores aos índices da inflação anual, que beira os 10% nos últimos 12 meses, pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas.

A pesquisa do Procon foi realizada entre 14 instituições financeiras da capital paulista nos dias 11 e 12 de agosto. O órgão informou ainda, que os dados apurados referem-se às taxas máximas pré-fixadas, no período de trinta dias e estes valores dependem do cliente e do tipo de conta, podendo sofrer alterações a critério da gerência.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!