Mulheres no Supremo

CCJ do Senado aprova presença feminina do STF

Autor

13 de agosto de 1999, 20h38

Se depender da maioria dos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) do Senado, o Brasil terá, finalmente, mulheres como ministras do Supremo Tribunal Federal. A CCJ aprovou por nove a quatro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina que homens e mulheres devem ocupar, alternadamente, as vagas abertas no STF.

Para o relator da matéria, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), a proposta é justa, já que o Supremo nunca teve uma mulher como ministra. Ele entende que esse fato se dá por discriminação e não por falta de juristas competentes.

A PEC foi apresentada pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA) e agora segue para votação em plenário. Ele alega que a proposta não privilegia nem mulheres, nem homens, apenas busca um equilíbrio. “Hoje, o Brasil tem mais mulheres que homens, mas a representação feminina em cargos públicos é insignificante”, afirmou.

No entanto, a idéia não agradou todos os parlamentares. O senador Iris Rezende (PMDB-GO) disse que a inclusão de tal dispositivo na Constituição é uma “camisa de força desnecessária”. Ele lembrou que nas universidades as mulheres já ocupam a maioria das vagas em diversos cursos. “Não foi preciso lei para que a mulher ocupasse vaga no Superior Tribunal de Justiça ou em outros tribunais”, disse, referindo-se à recente e inédita aprovação da juíza Eliana Calmon para uma vaga no STJ.

Para o senador Roberto Requião (PMDB-PR) o fato de mulheres nunca terem sido indicadas para o Supremo se deve à discriminação por parte dos presidentes que se sucederam. “Apesar de bem intencionada, a proposta transforma a escolha num ‘samba do crioulo doido’. Quando a CCJ votou na juíza Eliana Calmon para o STJ, não votou numa mulher, votou numa jurista de excelente qualidade”, argumentou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!