Justiça a domicílio

Roda Viva entrevista criadora dos Juizados Itinerantes

Autor

16 de abril de 1999, 0h00

A juíza Sueli Pereira Pini, coordenadora do Juizado Especial Cível e Criminal do Macapá (AP), será a entrevistada do Programa Roda Viva, da TV Cultura, na próxima segunda-feira (19/4), às 22h30m. Sueli Pini é a idealizadora dos Juizados Itinerantes, implantados também em São Paulo no ano passado.

Uma espécie de “justiça a domicílio”, o sistema baseia-se em “varas móveis” que percorrem a cidade atendendo à população carente dentro das mesmas regras do antigo tribunal de pequenas causas, hoje, Juizados Especiais.

Na jurisdição da juíza Sueli, o sistema é composto pelo Juizado Itinerante Fluvial, que atende as comunidades ribeirinhas em barcos; Itinerante Terrestre, que atende a periferia do Macapá em traillers; e Itinerante Volante, para tratar de acidentes de trânsito.

Por esses e outros serviços prestados à comunidade, o trabalho de Sueli Pini foi reconhecido. A magistrada foi uma das cinco vencedoras do “Prêmio Cláudia” de 1998. Trata-se de um prêmio criado em 1996 pela Revista Cláudia, que reconhece o trabalho de mulheres que se destacam na sociedade brasileira.

Sueli Pereira Pini é uma mulher de origem humilde – filha de um operário e de uma dona de casa – que começou a trabalhar como faxineira aos 11 anos de idade.

Durante a entrevista, devem ser abordados assuntos como a crise e a CPI do Judiciário, a reforma do Código Penal, a Justiça do Trabalho, o projeto de consolidação das leis federais, além, é claro, dos juizados itinerantes e do trabalho da juíza no Macapá.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!