Nova lei para agilizar Justiça

Nova lei para agilizar Justiça do Trabalho

Autor

28 de dezembro de 1998, 23h00

Uma nova lei que acaba de ser sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, promete agilizar o julgamento de processos no Tribunal Superior do Trabalho. A nova regra foi criada para dificultar os recursos propostos apenas para protelar as decisões, simplificando as decisões dos ministros.

Uma das normas estabelecidas pela Lei 9.756/98 – que foi proposta pelos Tribunais Superiores – é a de que as turmas ou outros órgãos dos tribunais não levarão a plenário as alegações de inconstitucionalidade que já tenham pronunciamento do Supremo Tribunal Federal. Segundo o presidente do TST, ministro Wagner Pimenta, “este é um passo importante no sentido da tão almejada e necessária reforma do Poder Judiciário”.

Segundo a lei, quando houver recurso infundado ou inadmissível, contestando decisão do relator, o Tribunal deve condenar o autor a pagar multa de 1% a 10% do valor corrigido da causa à parte contrária. Os Tribunais Regionais do Trabalho ficam, pela lei, obrigados a uniformizar a sua jurisprudência.

Para o presidente do TST, a nova lei favorecerá as partes que esperam, ansiosas, pelo desfecho de suas causas. “Chega-se muito próximo da chamada súmula vinculante, ao se estabelecer que o relator negará seguimento a recurso que esteja em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do seu tribunal, do Supremo Tribunal Federal ou de Tribunal Superior”, afirmou o ministro Pimenta.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!