Caso Pataxó

Procuradoria recomenda júri popular aos assassinos do pataxó

Autor

22 de dezembro de 1998, 23h00

Os assassinos do índio pataxó, Galdino Jesus dos Santos, devem ser acusados por homicídio triplamente qualificado e levados a júri popular. A recomendação foi feita pela Procuradoria-Geral da República, em parecer solicitado pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça.

Segundo o subprocurador-geral da República, Eitel Santiago de Brito Pereira, o STJ deve aceitar o recurso do Ministério Público do Distrito Federal que, contrariando as decisões de primeira e segunda instâncias da Justiça de Brasília, pleiteia o julgamento dos quatro rapazes pelo Tribunal do Júri sob a acusação de homicídio doloso. Para o subprocurador, “os acusados puderam prever e consentiram com a possibilidade da morte de Galdino”.

Os réus Eron Chaves de Oliveira, Tomás Oliveira de Almeida, Antonio Novelly Cardoso de Vilanova e Max Rogério Alves atearam fogo em Galdino em 20 de abril de 1997. O índio morreu em conseqüência das queimaduras. Segundo Eitel Pereira, “se Eron, Tomás, Antônio, Max e o menor Gutemberg quisessem ferir e assustar o índio, sem consentir com a possibilidade de sua morte, poderiam queimá-lo com um fósforo e não incendiá-lo, como fizeram, revelando perversão e malvadeza”.

No primeiro julgamento, a juíza Sandra de Santis Mello, presidente do Tribunal do Júri do DF, desclassificou o crime de homicídio doloso para lesão corporal seguida de morte. Segundo a sentença, os rapazes não teriam tido intenção de matar o índio. O MP recorreu ao Tribunal de Justiça do DF, que manteve a sentença da juíza por unanimidade.

A Quinta Turma do STJ vai apreciar o recurso a partir de fevereiro de 1999. Se prevalecer a decisão da juíza Sandra de Santis Mello, o processo terá continuidade em uma das varas criminais de Brasília, onde a decisão cabe exclusivamente ao juiz titular. Se o STJ deferir o pedido do MP, os réus serão levados a júri popular, onde sete jurados decidem a questão.

Revista Consultor Jurídico, 23 de dezembro de 1998.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!