Notícias > Criminal

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Ordem pública

Mantida prisão de acusado de divulgar pedofilia na web

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a prisão preventiva de um denunciado por divulgar, na internet, fotos pornográficas que envolviam crianças e adolescentes. Mesmo sendo primário, com trabalho lícito e residência fixa, os ministros entenderam que, em liberdade, ele poderia continuar a praticar os mesmos delitos.

A relatora da questão no STJ, desembargadora convocada Jane Silva, ressaltou que a alegação de incompetência da Justiça comum federal ponderada pela defesa não pode ser analisada porque ocorreria indevida supressão de instância. O tema não foi submetido à apreciação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A desembargadora Jane Silva negou o Habeas Corpus por considerar que a prisão preventiva foi fundamentada em elementos concretos que põem em risco a ordem pública. O voto da relatora foi acompanhado por todos os demais ministros da Sexta Turma.

Nos autos, ficou registado que em outra ação penal que apurou o crime de divulgação de pornografia infantil pela internet praticado por um canadense e dois holandeses, os criminosos conseguiram o o direito de recorrer em liberdade, mas fugiram do Brasil.

O denunciado foi apontado justamente pelos dois estrangeiros como sendo uma das pessoas que tiveram acesso ao material divulgado por eles. De acordo com a denúncia, com dados pessoais falsos, ele teria criado uma comunidade no site de relacionamentos Orkut.

Na página, além de divulgar as imagens, foram expostas as identidades e qualificações das vítimas, permitindo que elas fossem reconhecidas pela sociedade. Algumas delas, menores na época em que as fotos foram feitas, foram localizadas e até perderam seus empregos.

A Polícia fez busca e apreensão na casa do denunciado e encontrou um DVD com imagens de 13 adolescentes. Assim, o juiz de primeiro grau decretou a prisão preventiva, que foi mantida pelo TRF-2.

Revista Consultor Jurídico, 2 de setembro de 2008

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Topo Home

Leia também
Acusado de pedofilia garante direito ao silêncio em CPI
Preso por pedofilia pede para responder processo em liberdade
Americano preso por pedofilia não consegue liberdade
Senado aprova punição para pedofilia na web e crimes virtuais
Google e MPF fecham acordo para combater pornografia infantil
CPI da Pedofilia aprova quebra de sigilo de usuários do UOL
Portugal quer impedir investigados por pedofilia de adotar crianças
STF garante direito ao silêncio para médico acusado de pedofilia
Professor em Rondônia é condenado em duas ações por pedofilia
CPI para apurar pedofilia na internet começa na terça-feira
Justiça estadual julga divulgação de pedofilia pela internet
STJ nega Habeas Corpus a advogado condenado por pedofilia
Polícia Federal deflagra operação de combate à pedofilia

Total: 1Comentários

Ticão - Operador dos Fatos (Outros - - ) 02/09/2008 - 12:26


ISONOMIA

Se 2 investigados no mesmo caso conseguiram o HC, o 3º também conseguirá. Até porque os 2 primeiros fugiram mas eram estrangeiros. o 3º é brasileiro e portanto não existe risco de fuga. logo deverá ser estendido à ele o mesmo beneficio, por isonomia.
Basta chegar até o STF que conseguirá.
.

Para fazer comentários, você precisa estar cadastrado e identificado.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui para se cadastrar.
Se ainda não se identificou, clique aqui para registrar seu email e senha.