Notícias > Advocacia

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Segredo público

Greenhalgh deve ter acesso ao inquérito da Satiagraha

Já que a imprensa diariamente divulga trechos do inquérito da Operação Satiagraha, que tramita em segredo de Justiça, o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) também pode ter acesso aos autos que tramitam na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Ele é citado como intermediário entre Daniel Dantas e representantes governamentais no suposto esquema apontado pela Polícia Federal de desvio de dinheiro e de crimes contra o sistema financeiro. A decisão é do presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso.

O pedido foi feito por Greenhalgh, na quinta-feira (24/7). Em despacho assinado nesta sexta-feira (25/7), Peluso estendeu ao ex-parlamentar a decisão do presidente do STF, Gilmar Mendes, que permitiu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ter acesso às investigações, que correm em segredo de Justiça.

Em seu despacho, o ministro Cezar Peluso determinou ao juiz da 6ª Vara Criminal de São Paulo que permita a Greenhalgh e a seus procuradores regularmente constituídos acesso aos autos dos processos 2007.61.81.001285-2, 2008.61.81.008936-1 e 2008.61.81.008919-1. Com isso, eles poderão extrair cópias dos elementos de seu interesse.

Argumentos aceitos

Greenhalgh argumentou que, “embora se diga serem sigilosos [os dados das investigações]”, “a imprensa continua diuturnamente divulgando trechos de suas peças, com referências ao nome do peticionário [Greenhalgh], sem que este seja dado conhecer o inteiro teor de tudo quanto exista registrado a seu respeito”.

O advogado alegou ainda que, por duas vezes, solicitou acesso ao inquérito na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, onde o processo tramita, mas até então não havia obtido êxito. Reclamou, ainda, que “a cada dia é alvo de notícias infundadas pela imprensa, sem que possa ter conhecimento dos autos e do material objeto do monitoramento e escutas a seu respeito”.

HC 95.009

Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2008

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Topo Home

Leia também
Relatório final da PF indicia 13 e foca acusações em Dantas
Greenhalgh pede ao Supremo para ver inquérito da Satiagraha
Tarso Genro reconhece que abusos da PF alimentam impunidade
Senador entra com representação contra delegado Protógenes Texto com íntegra
Senador pede no STF acesso a inquérito da Operação Satiagraha
Delegado não seguiu a boa prática investigativa, diz Fenapef
Lula diz que Protógenes deve voltar à investigação de Dantas
Espetacularização de prisões afeta Estado de Direito
Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas são presos pela PF

Total: 5Comentários

Bira (Industrial - - ) 30/07/2008 - 16:20

Quem não deve não teme e nem precisa ver inquérito.

Antonio Cândido Dinamarco (Advogado Autônomo - - ) 29/07/2008 - 16:24

Herman, por favor avise que a lei citada é o Código Penal Militar brasileiro, ainda em vigor.
acdinamarco@aasp.org.br

Antonio Cândido Dinamarco (Advogado Autônomo - - ) 29/07/2008 - 16:23

Quem tem, tem medo. Vide LUBECA !!!
acdinamarco@aasp.org.br

Para fazer comentários, você precisa estar cadastrado e identificado.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui para se cadastrar.
Se ainda não se identificou, clique aqui para registrar seu email e senha.

Topo Ler mais comentários

Anuncie Anuário 2009