Notícias > Eleitoral

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Apoio dos colegas

MPE desagrava promotores que pediram multa à imprensa

O procurador eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, divulgou, nesta sexta-feira (20/6), nota de desagravo aos promotores Eduardo Rheingantz, Maria Amélia Nardy Pereira, Patrícia Moraes Aude e Yolanda Alves Serrano. O gesto de solidariedade também é estendido ao juiz Francisco Carlos Shintate.

Os promotores denunciaram o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja São Paulo por propaganda eleitoral antecipada. O motivo do pedido foi uma entrevista com a candidata à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (PT). O juiz Shintate, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou o pedido e multou os veículos e a candidata. A decisão gerou indignação no Judiciário, na política e na imprensa.

“Independentemente do mérito das representações relativas à propaganda antecipada nos meios de imprensa, que será objeto de análise por esta Procuradoria Regional Eleitoral e de julgamento pelo E. Tribunal Regional Eleitoral, não contribui para o debate sobre os acertos e os defeitos da legislação eleitoral proferir ataques de cunho pessoal ou insinuações sobre a capacidade profissional desses operadores do Direito, que agiram ao abrigo da independência funcional constitucionalmente assegurada”, afirma nota do procurador Gonçalves.

Em entrevista à Folha, na quinta-feira (19/6), a promotora Patrícia Moraes Aude diz que o jornal poderia ter feito um perfil de Marta perguntando se ela “gosta de cachorro, gosta de boxe, gosta de rock and roll, gosta de poesia”. Para ela, a candidata não poderia falar que vai mudar o trânsito de São Paulo.

A promotora Maria Amélia Nardy Pereira defendeu que o artigo 24 da Resolução 22.718, do Tribunal Superior Eleitoral, indica que os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho, desde que não exponham propostas de campanha.

A Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha, e a Editora Abril, responsável pela Veja São Paulo, recorreram na quarta-feira (18/6) da decisão de primeira instância, que aplicou pouco mais de R$ 21 mil de multa para cada veículo por entender que as entrevistas publicadas com a pré-candidata à prefeitura paulistana Marta Suplicy (PT) foi propaganda eleitoral.

Os argumentos contrários à determinação da Justiça Eleitoral serão avaliados por seis juízes do Tribunal Regional Eleitoral. No recurso, o advogado da Folha, Luís Francisco Carvalho Filho, afirmou que a sentença ignora o princípio constitucional da liberdade de imprensa e questiona se no Brasil existem temas proibidos de serem tratados publicamente.

Revista Consultor Jurídico, 20 de junho de 2008

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Topo Home

Leia também
MPE diz que entrevista com Kassab também é propaganda
Para promotoras, pré-candidato só pode falar da vida pessoal
Liberdade de imprensa não é uma benesse às empresas
Juiz multa Marta, Folha e Veja por propaganda antecipada

Total: 16Comentários

Bira (Industrial - - ) 26/06/2008 - 19:46

O governo federal está com merchand em todo o tipo de midia, inclusive recebo em casa um mega jornal com tudo que é feito pelo bem do povo e nada acontece!

Comentarista (Outros - - ) 24/06/2008 - 21:01

Imaginem como "deveria ser" a entrevista com a Marta:

FOLHA: Quem é você?

MARTA: Eu sou a Marta.

FOLHA: Você é homem ou mulher?

MARTA: Sou mulher, oras!

FOLHA: O que a senhora faz da vida?

MARTA: Sou psicóloga (sic).

FOLHA: A senhora já trabalhou?

MARTA: Claro! Que pergunta!

FOLHA: O que a senhora fez?

MARTA: Fiz "isso", fiz "aquilo", etc...

FOLHA: A senhora gosta de cachorro?

MARTA: Gosto (O Suplicy, ao lado da ex-mulher, fecha a cara).

FOLHA: A senhora gosta de boxe?

MARTA: Não gosto (por que será, né?)

FOLHA: A senhora gosta de rock and roll?

MARTA: Claro que gosto! Que pergunta! (O Supla, ao lado da mãe, sorri).

FOLHA: Agradecemos pela valiosa entrevista com a senhora, pois os nossos leitores certamente serão "outros" após tão relevante informações.

MARTA: De nada! Disponham sempre!!!

(Em seguida, Marta deixa a sala de entrevistas e cumprimenta os "outros" a serem entrevistados, que aguardam, ansiosos e em fila indiana na sala de espera, para falarem - obviamente - sobre assuntos tão relevantes para a política e o futuro democrático do país).

Parabéns MP e Justiça!!! O Brasil te merece...

mario (Consultor - - ) 24/06/2008 - 13:09

ATÉ QUANDO VAMOS TER DE ENGOLIR "FATOS" NOVOS GERADOS DENTRO DAS REDAÇÕES DA FOLHA E DA VEJA, SEMPRE COM O OBJETIVO DE DISTRAIR E DESVIAR A OPINIÃO PÚBLICAS. COM CERTEZA A MELHOR NOTICIA QUE SERIA DIVULGADA É POR EXEMPLO "o escabroso negocio "Veja/Abril" TVA/TELEFONICA EM AINDA MAIS, outro "escabroso negocio entre a Telemar (indevidamente chamada OI com a Brasil Telecom) A todo instante novos "fatos" são criados até a solução coonestadora dos ilicitos na calada da madrugada..
mariooliveira

Para fazer comentários, você precisa estar cadastrado e identificado.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui para se cadastrar.
Se ainda não se identificou, clique aqui para registrar seu email e senha.

Topo Ler mais comentários

Anuncie Anuário 2009