Notícias > Advocacia

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Quinto da discórdia

Comissão do STJ decidirá o que fazer com lista da OAB

Está nas mãos dos ministros Humberto Gomes de Barros, Luiz Fux, Nancy Andrighi e Hamilton Carvalhido a decisão sobre o que fazer com a lista sêxtupla que a OAB enviou ao Superior Tribunal de Justiça para preencher a vaga de ministro pelo quinto constitucional. Nenhum dos candidatos conseguiu votação mínima para ser indicado ao cargo. Os quatro ministros integram a comissão criada pelo presidente do STJ, Raphael de Barros Monteiro Filho, para analisar o ofício enviado pela Ordem ao tribunal.

No ofício, a OAB afirma que o tribunal deve fazer quantas votações forem necessárias até que três nomes sejam escolhidos e encaminhados ao presidente da República, a quem cabe escolher um deles. Em reunião feita no dia 18 de fevereiro, o Conselho Federal decidiu que não vai elaborar nova lista. A OAB sustenta que os ministros do STJ desrespeitaram o regulamento interno da Corte, que prevê, no artigo 27, parágrafo 3º, que deverão ser realizados seguidos escrutínios enquanto os três nomes não forem escolhidos.

Os ministros não quiseram escolher nenhum dos nomes indicados pela Ordem para integrar a Corte. A votação da lista de seis nomes foi feita no dia 12 de fevereiro. Nas três votações, o candidato mais votado, Flávio Cheim Jorge, do Espírito Santo, recebeu apenas nove indicações no segundo escrutínio. Para ser indicado o candidato precisa ter pelo menos 17 votos.

Na última tentativa de votação, 19 ministros votaram em branco e nenhum dos candidatos alcançou o número mínimo de votos. Na primeira votação, 13 ministros votaram em branco. No segundo escrutínio, foram 15. Foi a primeira vez em sua história que o STJ rejeita uma lista apresentada pela OAB.

Os ministros tinham duas formas para não escolher nenhum dos nomes. A primeira seria devolver a lista de pronto, o que foi cogitado logo que ela chegou ao tribunal. Mas se considerou que a opção seria traumática demais. A segunda maneira seria não votar nos candidatos. O que, de fato, ocorreu.

Fazem parte da lista: Flávio Cheim Jorge, do Espírito Santo (sete votos no último escrutínio); Cezar Roberto Bitencourt, do Rio Grande do Sul (cinco votos); Marcelo Lavocat Galvão, do Distrito Federal (quatro votos); Bruno Espiñeira Lemos, da Bahia (quatro votos); Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Piauí(três votos); e Orlando Maluf Haddad, de São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 25 de fevereiro de 2008

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Topo Home

Leia também
Legisladores devem corrigir distorção do quinto constitucional
OAB diz ao STJ que vai aguardar votação para vaga de ministro
Maioria dos juízes quer fim do quinto constitucional, afirma AMB
Quinto: STJ deve votar lista até escolher nomes, diz OAB
Lista rejeitada não significa desprestígio da OAB, diz Britto
AMB foi oportunista ao defender o fim do Quinto, diz OAB
Entidade diz que STJ violou regimento ao desaprovar lista da OAB
OAB afirma que não mudará lista para ministro do STJ
STJ comunica a OAB sobre rejeição da lista sêxtupla Texto com íntegra
D’Urso diz que decisão do STJ sobre quinto é inconstitucional
É preciso reagir contra campanha pelo fim do Quinto
OAB diz que recebe rejeição da lista pelo STJ com perplexidade
Ministros rejeitam nomes que a OAB indicou para o STJ
STJ definirá nomes da lista tríplice para vaga de Pádua Ribeiro
TJ paulista terá de preencher nove vagas de desembargador
OAB define lista sêxtupla para vaga de ministro do STJ
OAB divulga lista dos 26 candidatos a ministro do STJ
Supremo não obriga TJ paulista a votar lista do quinto da OAB
OAB-SP vai ao Supremo para que lista sextúpla seja respeitada
TJ paulista rejeita lista do quinto constitucional da OAB
TJ-SP volta a apreciar lista sêxtupla da OAB que rejeitou
TJ paulista aprova três listas tríplices para quinto da OAB
TJ-SP escolhe listas tríplices de advogados indicados pelo quinto
STF anula lista do quinto constitucional feita pelo TJ paulista Texto com íntegra
STF decide briga entre OAB e TJ paulista nesta quarta
Governador de SP nomeia quatro novos desembargadores
Supremo suspende lista tríplice feita pelo TJ paulista Texto com íntegra
STF é competente para julgar ação da OAB contra TJ-SP
OAB entra com ação no Supremo em defesa de lista do quinto
TJ paulista ignora lista da OAB para quinto constitucional

Total: 18Comentários

Fábio (Advogado Autônomo - - ) 13/04/2008 - 21:45

Os Juízes são, em sua maioria, contra o quinto Constitucional porque defendem interesses corporativos deles próprios. Ou ninguém percebe que com advogados e membros do Ministério Público fora dos Tribunais vai sobrar mais vaguinhas nos Tribunais para os Juízes de Carreira?
Agora, para que não sejam tendenciosos, façam uma pesquisa e vejam quantos advogados concordam com as férias anuais de 60 dias dos Magsitrados.
Eu particularmente acho que o direito dos Magistrados de terem férias de 60 dias é um privilégio inaceitável!!!
Nenhum trabalhador brasileiro tem direito a ter 60 dias de férias no ano.
Os Juízes são melhores do que os outros???
Eu não acho e acho que a OAB deveria dar o Troco na AMB, fazendo uma Campanha Nacional contra o privilégio dos 60 dias de ferias anauais dos Magsitrados. A Sociedade brasileira não está em condições de arcar com esse privilégio.
PELO FIM DO PRIVILÉGIO DAS FÉRIAS ANUAIS DE 60 DIAS PARA OS MAGISTRADOS JÁ!!!

Cabral (Tributária - - ) 27/02/2008 - 12:29

Realmente é uma vergonha a atitude dos Dignos Ministros. Td bem que o quinto seja uma excrescência, mas dai formarem comissão para analisarem um ofício da OAB, vai uma distância que só demonstra a preguiça do Poder em decidir. Entendemos que o Judiciário deva ser integrado por Juízes e não por "Chopins da vida" que somente vivem para fazer carreira e levar vantagem sobre tudo. Aliás o "Chopin" é de triste memória e somente serve para um Governo (Lula) de pouca expressão intelectual.

Murassawa (Advogado Autônomo - - ) 27/02/2008 - 09:38

Outra briguinha inútil e parece que não tem o que fazer. Vamos trabalhar para o bem do País.

Para fazer comentários, você precisa estar cadastrado e identificado.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui para se cadastrar.
Se ainda não se identificou, clique aqui para registrar seu email e senha.

Topo Ler mais comentários