Notícias > Advocacia

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Operação Hurricane

STF analisa pedido de informações do STJ sobre Medina

O Plenário do Supremo Tribunal Federal irá apreciar nesta quarta-feira (25/4) o pedido de informações do Superior Tribunal de Justiça sobre o inquérito que apura o envolvimento do ministro Paulo Medina na venda de sentenças favoráveis ao funcionamento de bingos. As informações foram pedidas na quinta-feira (19/4) pelo ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, presidente do STJ.

“Diante do noticiário que vem sendo veiculado na mídia, envolvendo membro desta corte e com vistas a um posicionamento por parte do tribunal, solicito de Vossa Excelência informações e elementos referentes ao Inquérito 2424/STF”, solicitou o ministro no ofício, fazendo referência ao ministro Paulo Medina, também acusado de envolvimento no episódio.

Há dez dias, no sábado (14/4), em sua primeira entrevista depois de deflagrada a Operação Hurricane, o ministro Paulo Medina se disse tranqüilo com as acusações. Ele afirmou à revista Consultor Jurídico que estava apenas preocupado com o seu irmão, o advogado Virgílio de Oliveira Medina, que foi preso. Medina afirmou que estar à disposição da Polícia para explicar as suspeitas que recaem sobre suas decisões judiciais.

A Polícia Federal coloca Medina no centro do esquema de comercialização de sentenças a favor de bingueiros e bicheiros. Medina, segundo a PF e a Procuradoria, pode ter negociado por R$ 1 milhão, por meio de seu irmão Virgílio (que permanece preso), uma liminar concedida por ele em 2006 (e depois cassada pelo STF).

Paulo Medina se afastou do STJ por 28 dias, até 18 de maio, para tratamento médico. O ministro pediu afastamento na última sexta-feira (20/3). Paulo Medina foi avaliado por dois médicos do STJ que confirmaram a necessidade de tratamento médico. Em 2006, ele já havia pedido licença médica por duas vezes.

O furacão

A Operação Hurricane foi deflagrada na sexta-feira (13/4) nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e no Distrito Federal para deter supostos envolvidos em esquemas de exploração de jogo ilegal (caça-níqueis) após um ano de investigações.

Foram presos os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região José Eduardo Carreira Alvim e José Ricardo Regueira, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Ernesto da Luz Pinto Dória e o procurador regional da República João Sérgio Leal Pereira. Também foram detidos Anísio Abraão David, ex-presidente da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis; Capitão Guimarães, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; Antônio Petrus Kalil, conhecido como Turcão, apontado pela Polícia como um dos mais influentes bicheiros do Rio; a corregedora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Suzi Pinheiro Dias de Matos, entre outros. No total, foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão.

INQ 2.424

Revista Consultor Jurídico, 23 de abril de 2007

aaaHomeImprimirEnviarComentar

Topo Home

Leia também
Ministro do STJ tem 15 dias para dar explicações ao Supremo
STJ dá liberdade a juiz preso na Operação Hurricane
Juiz do TRT-15 preso na Operação Hurricane pede liberdade ao STJ
Supremo liberta juízes presos durante Operação Hurricane
PF vai cruzar informações das operações Hurricane e Têmis
Ministro Paulo Medina se afasta do STJ por 28 dias
Juízes cobravam até R$ 150 mil por liminar, afirma PF
OAB abre sindicância para apurar vazamento de informações
PF deflagra operação contra juízes e policiais em São Paulo
Supremo bloqueia bens de envolvidos na Operação Hurricane
Jogo do bicho foi alvo de quatro operações da PF desde dezembro
STF repudia informação de que máfia tentou influenciar ministra
STJ pede informações sobre inquérito da Operação Hurricane
Hurricane: STF vai investigar vazamento de informações sigilosas
STJ rebate informações do jornal Correio Braziliense
Ajufe contesta notícia sobre Operação Hurricane em São Paulo
Ajufesp defende decisões de juízes paulistas sobre bingos
Comissão de Prerrogativas da OAB agiu em tempo recorde Texto com íntegra
Delegados e policiais federais divulgam manifestos
PGR afirma que ministro Paulo Medina pode ter recebido propina
Hurricane: STF prorroga por mais cinco dias prisão de juízes
Operação Hurricane deve chegar a São Paulo esta semana
Investigar fatos graves é dever constitucional, diz Pádua Ribeiro
PF diz que juiz admitiu existir esquema de venda de sentença
Tarso vai investigar possíveis irregularidades em ações da PF
Hurricane: Ajufe pede que desembargador seja ouvido por Peluso
Hurricane: Peluso autoriza advogados a obter cópia do inquérito
Caça-níqueis usam liminares de bingos para funcionar
Polícia Federal decide deflagrar greve nesta quarta-feira
A imparcialidade dos juizes é um direito do cidadão
Hurricane: Advogados poderão consultar inquérito e ver clientes
Juiz do TRT-15 preso na Operação Hurricane é afastado
Polícia Federal diz que respeita prerrogativas dos advogados
Juízes presos em operação da PF serão investigados pelo CNJ
Hurricane: OAB vai ao Supremo em defesa de prerrogativas
Hurricane: OAB vai decidir quais medidas tomará contra PF
OAB se reúne nesta segunda para discutir efeitos da operação da PF
Advogados reclamam de desrespeito a prerrogativas em operação
PF muda tática e começa analisar documentos da operação
OAB abre apuração interna para investigar presos na operação

Total: 0Comentários

Para fazer comentários, você precisa estar cadastrado e identificado.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui para se cadastrar.
Se ainda não se identificou, clique aqui para registrar seu email e senha.