Toga Nova

We are the world se consolida como clássico entre operadores do Direito

Autor

9 de janeiro de 2020, 15h47

Notória carreira das letras, o Direito vem no Brasil se aproximando de ritmo, harmonia e melodia. Uma canção em específico encanta advogados, juízes e servidores e o rastilho de pólvora parece ter sido aceso. Chega de Saudade. A Bossa Nova Hermenêutica veio para ficar. 

Divulgação
Canção original foi composta por Michael Jackson e Lionel Richie nos anos 1980Divulgação 

A música que vem tocando no coração dos operadores do Direito é "We Are The World", famosa nos anos 1980 por grudar nos ouvidos com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na África. Composição de Lionel Richie com Michael Jackson e produção de Quincy Jones e Michael Omartian.

Os nomes lendários do pop e jazz não colocaram medos em nossos intrépidos músicos/bacharéis, que fizeram suas versões do tema. 

A primeira é de 2016, interpretada pelos servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Sergipe. Levou o título de "Ai ai que bom". A segunda surgiu agora, em 2020, feita pela seccional do Acre da Ordem dos Advogados do Brasil e se chama "Eu e você". 

Arranjos e execução 
Ambas as versões optam pelo minimalismo no que se refere ao instrumental. Apenas um piano produzindo a cama de acordes e fornecendo fios melódicos. 

A semelhança continua nos arranjos de vozes. Ambos optam pelo revezamento de lead vocals que culminam em um coro que remete à tradição da música negra de igreja dos Estados Unidos do começo do século 20. 

Quanto à afinação, este consciente redator há que falar a verdade e dar o crédito aos nortistas. Os advogados acreanos se mostram mais seguros e em cima do tempo quando sozinhos. Juntos, no refrão, encaixam a harmonia com poder e vontade. 

Mas os servidores e juízes sergipanos merecem menção honrosa. Como um trio atacando um tema de jazz em take único, jogam-se na canção de forma destemida e com paixão. O resultado é visceral. 

Abaixo, as duas versões. Os vídeos estão hospedados no perfil do site Migalhas no YouTube. 

TJ-SE

OAB-AC

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!