Agentes nocivos

Novo corregedor diz que vai combater tentativas de corrupção de juízes

Autor

22 de setembro de 2017, 10h25

O ministro Raúl Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça, assumiu nesta quinta-feira (21/9) a Corregedoria-Geral da Justiça Federal afirmando que vai combater “com vigor” as tentativas de corrupção contra membros do Judiciário. Em discurso de posse, Araújo, que substitui no cargo o ministro Mauro Campbell, afirmou que a função estratégica do corregedor impõe ao titular a responsabilidade de zelar pela boa saúde do sistema judiciário.

Reprodução
Novo corregedor de Justiça, Raul Araújo Filho prometeu cadastro de acompanhamento de penas
Reprodução

O ministro falou que vai atacar as tentativas e ações de “agentes nocivos”, que, nas palavras dele, espreitam o Judiciário para encontrar fragilidades e aguardam oportunidades para “corromper, seduzir e desviar o incauto tecendo tramóias”.

“Estarei atento para afastar do âmbito do nosso poder as ameaças externas e internas trazidas pelas mais diferentes e lamentáveis mazelas que rondam o imperfeito espírito humano”, disse.

O novo corregedor do CJF afirmou ainda que vai tentar implantar um cadastro nacional de acompanhamento de cumprimento de penas dos sentenciados da Justiça Federal. Segundo o ministro, o sistema é necessário para evitar que aqueles que já cumpriram as penas “sejam esquecidos” nas precárias prisões do país. “Afinal, como ensinava meu saudoso pai, o advogado Raúl Araújo, inspirado no mais sábio dos santos, o São Tomás de Aquino, justiça sem misericórdia é crueldade. E bondade sem justiça é fraqueza”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!