Lista tríplice

Desembargadores de Campinas, GO e RS disputam vaga de ministro no TST

Autor

19 de setembro de 2017, 14h32

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho definiu quem vai compor a lista tríplice para disputar vaga na corte, destinada à magistratura do Trabalho de carreira. Foram escolhidos os desembargadores Samuel Hugo Lima, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP), com 19 votos, na primeira votação; Breno Medeiros, da 18ª Região (GO), com 14 votos, na segunda votação; e, na terceira, Francisco Rossal Araújo, do TRT da 4ª Região (RS), com 14 votos.

A lista tríplice, definida nesta segunda-feira (18/9), será encaminhada ao presidente Michel Temer (PMDB), responsável por selecionar um dos nomes. O escolhido passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e deve ser aprovado pela maioria absoluta do plenário da Casa.

A cadeira é decorrente da aposentadoria, em agosto, do ministro Barros Levenhagen. A escolha, de acordo com o Regimento Interno do TST, se dá por votação secreta.

Quem é quem
Samuel Hugo Lima é corregedor regional do TRT-15. Bacharel em Ciências Jurídicas pela PUC de Campinas e mestre em Direito Processual Civil pela Unip, atou como advogado até tomar posse como juiz substituto do Trabalho da 15ª Região, em 1989. Em 2008, foi promovido por merecimento a desembargador, onde já atuava como juiz substituto desde 1998.

Breno Medeiros, atual presidente do TRT-18, graduou-se pela Faculdade de Direito da UFPR, com especialização em Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Natural de Curitiba, foi promotor de Justiça no Paraná e, em 1992, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto da 18ª Região. Em 2009, tornou-se desembargador. Foi vice-presidente e corregedor da corte regional no biênio 2015/2017. Foi convocado para atuar no TST em diversos períodos entre 2014 e 2015.

Francisco Rossal Araújo formou-se em 1988 na UFRGS, onde também fez mestrado em Direito Público e leciona Direito do Trabalho e Economia Política. Ingressou na magistratura em 1990 e tomou posse como desembargador do TRT-4 em 2012. Hoje integra o Órgão Especial, a 8ª Turma e a 1ª Seção de Dissídios Coletivos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!