Delação da J&F

Cármen manda investigar menções a ministros do Supremo em áudios da JBS

Autor

5 de setembro de 2017, 20h14

A conversa gravada entre os delatores da JBS Joesley Batista e Ricardo Saud, em que são citados ministros do Supremo Tribunal Federal, agride de maneira inédita a dignidade institucional do STF e a honra dos integrantes da corte. A afirmação é da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, que enviou ofícios à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República em que exige a investigação imediata dos fatos, com definição de datas para o início e fim das apurações.

Rosinei Coutinho - SCO/STF
Cármen Lúcia pede que PF e PGR investiguem menções a ministros do Supremo por delatores da JBS para que não fique “não fique qualquer sobra de dúvida sobre a dignidade do STF”.
Rosinei Coutinho – SCO/STF

O objetivo, disse a ministra, é que “não fique qualquer sobra de dúvida sobre a dignidade do STF”. “Impõe-se, pois, com transparência absoluta, urgência, prioridade e presteza a apuração clara, profunda e definitiva das alegações, em respeito ao direito dos cidadãos brasileiros a um Judiciário honrado”, ressaltou.

No diálogo, gravado antes do início das negociações com a Procuradoria-Geral da República para firmarem acordo de delação premiada, eles falam sobre suposta atuação do então procurador da República Marcello Miller, dando a entender que ele estaria auxiliando na elaboração de propostas de colaboração para serem fechadas com a PGR. Eles também conversam sobre como agir e quais ministros do Supremo poderiam facilitar a colaboração. 

O áudio foi entregue pelos delatores na última quinta-feira à procuradoria como um dos elementos de prova contra o presidente do PP, senador Ciro Nogueira.

O PGR, Rodrigo Janot, classificou os áudios como “gravíssimos” e instaurou procedimento de revisão de colaboração premiada de três dos sete executivos do grupo J&F.

Veja o pronunciamento da ministra:

 

Clique aqui para ler a nota de Cármen Lúcia
Clique aqui para ler o ofício encaminhado à PGR.
Clique aqui para ler o ofício encaminhado à PF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!