Guerra fiscal

Fux anula trecho de lei do Maranhão que institui crédito presumido sobre ICMS

Autor

29 de março de 2017, 17h27

Os estados tem competência tributária para instituir benefícios fiscais, mas não o podem fazer quando se trata de ICMS. Isso porque esse tributo é fundamental para a manutenção do pacto federativo.

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Segundo Fux, a Constituição prevê que benefícios relativos ao ICMS só podem ser concedidos com autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária.
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Por meio dessa tese, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, acolheu ação direta de inconstitucionalidade de autoria do partido Solidariedade e suspendeu a aplicação do caput do artigo 2º, bem como seu parágrafo 1º, da Lei 10.259/2015 do estado do Maranhão, que concedia crédito presumido sobre valor de ICMS mensal.

Para Fux, a barreira nas alterações de ICMS são para preservação do equilíbrio horizontal na tributação. “Se fosse lícito a cada ente federativo regional a instituição de exonerações fiscais de forma independente, o resultado que daí adviria seria a cognominada guerra fiscal, com a busca irrefreável pela redução da carga tributária em cada Estado, de forma a atrair empreendimentos e capital para o respectivo território, em prejuízo, em última análise, para a própria forma de estado federalista e seus consectários fiscais”, argumentou o ministro.

O ministro explicou que a Constituição prevê que benefícios relativos ao ICMS só podem ser concedidos com autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária, órgão que reúne representantes de todos os estados.

A Advocacia-Geral da União e o Ministério Publico Federal também emitiram parecer para que artigo 2º da Lei 10.259/2015 do Maranhão fosse anulado. O texto legislativo instituiu o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado do Maranhão.

Entendimento mais que consolidado  
A jurisprudência do Supremo, hoje já mais do que sedimentada, é que a concessão de abatimentos do ICMS sem a autorização Confaz é inconstitucional. O que não tem impedido os estados de continuarem editando leis dentro da estratégia da chamada guerra fiscal. É o que tem sido chamado de “compra de empregos”: o estado deixa de arrecadar e comete uma inconstitucionalidade, mas atrai empregos e desenvolvimento, pelo menos enquanto não vem uma decisão judicial específica derrubando a nova lei.

Como tentativa de pacificar de vez a questão, o STF passou a cogitar criar uma súmula vinculante. Porém, o Senado pediu para que a corte aguardasse. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado afirma que a aprovação do texto “terá profundo impacto sobre o equilíbrio federativo, bem como sobre as finanças estaduais e das empresas que usufruíram dos benefícios fiscais”.

Clique aqui para ler a decisão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!