Recomendação médica

Plano de saúde deve reembolsar gastos com parto domiciliar emergencial

Autor

25 de março de 2017, 7h14

Por não se tratar de "capricho" da grávida, um plano de saúde foi condenado a reembolsar um casal pelos gastos com o parto que ocorreu em sua casa. A decisão é do juiz Sang Duk Kim, da 7ª vara Cível de São Paulo.

A mulher havia marcado o parto em um hospital. No entanto, por uma situação emergencial, a criança acabou nascendo em sua residência, seguindo recomendação médica. Após o ocorrido, o casal pediu o ressarcimento dos gastos ao plano de saúde.

Com base em cláusula contratual que exclui a cobertura qualquer assistência profissional de saúde em ambiente domiciliar, o plano de saúde recusou o pedido de reembolso.

Representado pelos advogados Rafael Macedo Pezeta e Cristina Madruga Dinamarco, do Falletti & Penteado Advogados, o casal então ingressou com ação para que o plano de saúde fosse condenado a pagar o reembolso no valor de R$ 9 mil, além de indenização por danos morais.

Ao julgar o caso, o juiz Sang Duk Kim entendeu que no caso é cabível o reembolso pois o parto domiciliar ocorreu por uma questão emergencial e com recomendação médica. "Esse parto foi devido a uma expressa indicação médica em decorrência das circunstancias emergenciais do mesmo. Não se tratava de um capricho da parturiente”, afirmou.

Citando o Código de Defesa do Consumidor, o juiz concluiu que as cláusulas do contrato devem ser interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. O juiz observou, ainda, que os custos do parto domiciliar muitas vezes são maiores que os gastos em tratamentos hospitalares. Assim o juiz determinou o reembolso, respeitando o limite contratual de R$ 7,3 mil. O pedido de dano moral foi negado pelo juiz por entender que não houve má-fé por parte do plano de saúde. 

Clique aqui para ler a sentença.
Processo 1013040-67.2016.8.26.0100

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!