Constitucionalismo atual

Congresso Internacional de Direito Constitucional homenageará Lenio Streck

Autor

14 de março de 2017, 17h32

O jurista e colunista da revista Consultor Jurídico Lenio Streck será homenageado durante o XV Congresso Internacional de Direito Constitucional, que acontecerá de 18 a 20 de maio, em João Pessoa. O evento, que terá como tema Hermenêutica e Jurisdição Constitucional, é organizado pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais (Ebec).

O título do evento abarca a discussão central do constitucionalismo contemporâneo. Uma frase do constitucionalista suíço Werner Kägi simboliza as preocupações da comunidade jurídica brasileira e internacional: “Diga-me o que entendes por jurisdição constitucional e te direi o que pensas sobre o valor da Constituição”. 

A ideia do evento é tentar responder perguntas como: Os tribunais são muito evasivos? O ativismo pode ser uma atitude desejável? Quais os limites da intervenção do judiciário? O Brasil errou ao não incorporou a tese dos tribunais constitucionais? Funciona bem a dicotomia controle difuso-concentrado em um país com tantas demandas sociais? 

Esse conjunto de perguntas busca respostas adequadas. Todavia, essas “respostas adequadas” não podem depender de uma divisão de função nos Poderes que coloque o Direito a reboque da política ou da moral, afirma Lenio Streck. 

O coordenador-geral do Ebec, George Salomão Leite, lembra que não existem respostas antes das perguntas. Elaborar bem as indagações é o primeiro passo para que possamos traçar rumos para superar os obstáculos. 

Haverá, ainda, durante o Congresso, a publicação de uma obra coletiva também em homenagem ao professor Streck, composta por textos inéditos dos professores que integram o rol de palestrantes.

Já estão confirmadas as participações do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes; do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo; do desembargador Ingo Sarlet; e grandes nomes como Luiz Alberto David de Araujo; Flavia Piovesan; Nelson Nery Junior; Fredie Didier; Pedro Lenza; Eduardo Arruda Alvim; Alfre do Coppeti Neto; Glauco Salomão; Clemerson Cleve; Georges Abboud; Tercio Sampaio Ferraz Jr; João Mauricio Adeodato; Miguel Carbonell; Guilherme Pena de Moraes; Alici Bianchini; Marcelo Novelino ;e Luiz Maria Bandieri. As inscrições para o congresso podem ser feitas no site do evento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!