Usina de ideias

Comunidade jurídica prestigia lançamento do Anuário da Justiça São Paulo

Autor

8 de março de 2017, 21h25

O lançamento da edição 2017 do Anuário da Justiça São Paulo foi prestigiado por operadores do Direito que se reuniram na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, na noite desta quarta-feira (8/3). Compareceram cerca de 300 pessoas à cerimônia de lançamento.

Em sua oitava edição, a publicação traz um panorama completo do funcionamento do maior tribunal do país, com os perfis dos 357 desembargadores e dos 83 juízes em segundo grau. Além de informações estratégicas sobre o TJ-SP, que julga mais de 600 mil processos por ano, seleciona as principais decisões das 86 câmaras no último ano.

Da legalidade do funcionamento da Uber à decisão sobre pipoca de cinema, que pode ser levada de casa, são vários os temas que percorreram a corte bandeirante.

Leia abaixo depoimentos de presentes no lançamento do Anuário:

Paulo Dimas Mascaretti, presidente do TJ-SP
“Estamos felizes porque o Anuário está repercutindo a melhoria do nosso trabalho, aquilo que todos estão fazendo em prol da nossa sociedade. Somos uma família forense, com um só objetivo: dar à população a Justiça que ela merece. Aqui temos um tribunal gigantesco, com 20 milhões de processos. Temos tentado melhorar o acesso à Justiça.”

Manoel de Queiroz Pereira Calças, corregedor-geral do TJ-SP
“O Anuário da Justiça hoje é um instrumento essencial para nós do tribunal de Justiça, onde, de uma forma eficiente e rápida, temos informações sobre cada um dos nossos desembargadores, sobre a posição de cada um, e ele serve realmente de uma verdadeira vitrine do tribunal de Justiça de São Paulo.”

Henrique Ávila, conselheiro do CNJ
"Esse evento é a efetivação do princípio da publicidade da administração pública. O TJ de São Paulo, notadamente o maior do país, com cerca de 50 mil funcionários, maior do que muitos municípios, que cuida de um acervo de mais de 25% de processos da federação, tem obstáculos naturais e, por isso, parabenizo a administração também do tribunal pela conduta que vem adotando."

José Roberto Batochio, do Batochio Advogados
“O Anuário é o mais poderoso, eficiente e útil de todos os instrumentos publicados sobre o Judiciário. A sociedade é muito curiosa a respeito da estrutura e funcionamento da Justiça, e o Anuário leva à sociedade todas essas informações. Uma tarefa de aproximar a advocacia do Judiciário. Uma tarefa democrática, que presta um serviço inestimável à democracia. Para os advogados, é uma bússola que orienta a navegação de todos os profissionais, principalmente nesses tempos de grande litigiosidade, de arbitrariedade, de dificuldades de postulação judicial. Em suma, o Anuário é uma publicação perfeita.”

Ademir de Carvalho Benedito, vice-presidente do TJ-SP
“É interessante o perfil que o Anuário faz do tribunal como um todo, a indicação de precedentes e a jurisprudência de cada câmara e desembargador. Auxilia advogados a orientarem seus clientes e ajuda até internamente: em meio a 360 desembargadores, nos ajuda a conhecer melhor o trabalho de colegas.”

Massami Uyeda, advogado, ministro aposentado do STJ
“Sem dúvida alguma, a contribuição do ConJur é relevante. O Anuario da Justiça, em todos os níveis, já têm mais de uma década e aqui em São Paulo é um precioso manual para todos advogados, magistrados e para toda a cidadania, por demonstrar quem são os integrantes do tribunal, os seus posicionamentos, sua formação, enfim, informações preciosas e que tem uma tarefa muito importante de divulgação do conhecimento dos magistrados paulistas para toda a classe jurídica. Estão todos de parabéns e estou feliz de estar aqui mais uma vez nesta noite, deixando meu abraço cordial e fraterno a todos.”

Christine Santini, desembargadora do TJ-SP
“O Anuário é extremamente positivo. Dá maior visibilidade para o trabalho das câmaras e mostra o esforço do Judiciário de São Paulo diante do número de demandas, já que não existe no mundo um tribunal com a quantidade de processos que temos.”

Lígia Cristina de Araújo Bisogni, desembargadora do TJ-SP
“Eu me encanto quando eu vejo o Anuário, porque por meio desta publicação nós conhecemos os colegas e eles nos conhecem. A comunidade jurídica pode perceber o que nós fazemos em um ano, e nós fazemos muito. Não deixem esta ideia de lado. Hoje, a gente sabe quem é quem e por que está ali.”

Beretta da Silveira, desembargador do TJ-SP
“O Anuário mostra que o Judiciário de São Paulo julga muito e julga bem, diante de sua grandiosidade. O trabalho é excelente, inclusive para nós da carreira. Como nem sempre conhecemos todos os desembargadores, usamos o Anuário para saber quem é quem. Se é importante para nós, o que dirá para o usuário do Direito.”

Moacir Peres, desembargador do TJ-SP
“É muito importante a proximidade que o Anuário traz entre o Judiciário e a população, incorporando a tendência de tornar o Judiciário mais inteligível, mostrando que é possível ser profundo com linguagem coloquial.”

Maia da Cunha, desembargador do TJ-SP
"Mais uma vez o Anuário retrata um momento do Tribunal de Justiça de São Paulo. A tradição, que já tem de oito edições, mostrará no futuro como foi o passado do TJ-SP e quais os desembargadores ao longo do tempo ajudaram a construir sua história."

Carlos Teixeira Leite Filho, desembargador do TJ-SP
“O Anuário dá uma amostra para a sociedade, para o mundo jurídico, daqueles que são responsáveis por julgar os casos. Passa este retrato de quem é quem de onde estudou, da formação, idade, porque é importante você saber quem é o seu interlocutor.”

Waldir Nuevo Campos, desembargador do TJ-SP
“É uma publicação muito interessante sobre todos os aspectos. Permite uma transparência maior do próprio Judiciário. Revela o que está sendo produzido, leva um esclarecimento do que está sendo feito para a população.”

Walfrido Warde, do Warde Advogados
“O Anuário é uma instituição da Justiça brasileira. Não é possível advogar hoje, conhecer os juízes, o perfil dos magistrados sem consultá-lo. Se tornou uma peça indispensável para o operador do Direito.”

Eduardo Pires, do Pires Advogados Associados
“Consultamos o Anuário no escritório porque temos uma linha de prestação de serviço especializada no contencioso. A gente entende que conhecer as posições, a tendência de julgamento, é imprescindível para potencializar o resultado daquilo que a gente se propõe a fazer.”

Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral de São Paulo
“É uma ferramenta de trabalho no dia a dia de defensores públicos. Nos ajuda a compreender o perfil das câmaras e qual a linha de compreensão de cada desembargador.”

Fernando Facury Scaff, advogado, professor da Faculdade de Direito da USP
“É um marco para toda a atividade jurisdicional: para o Judiciário, porque identifica as pessoas e os órgãos que estão à frente das decisões e gestão judiciais; para a advocacia, porque permite conhecer o perfil de quem conduz cada processo e responsáveis pelas atividades jurisdicionais; para o Ministério Público, porque também mostra com transparência os operadores dentro da máquina judicial. O Anuário já é uma instituição que ajuda a melhorar a prestação jurisdicional no estado de São Paulo.”

Mário Luiz Sarrubbo, subprocurador-geral de Justiça de São Paulo
"O Anuário da Justiça é muito importante para que o advogado, o defensor público e o Ministério Público tenham uma compreensão maior e mais adequada do funcionamento do sistema de Justiça em São Paulo."

Fábio Prieto de Souza, desembargador do Tribunal Federal da 3ª Região
“Sem informação, não se faz nada, e o único órgão que está oferecendo informação boa sobre o Judiciário é o Anuário. Tenho testemunhado a melhoria do trabalho, e é importante que todo ano continue.”

Fábio Tofic Simantob, advogado e presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa
“O Anuário da Justiça é um mapa para a advocacia entender o mapa de funcionamento das cortes brasileiras e a evolução da jurisprudência, de forma extremamente bem organizada e compilada. O evento promovido pela ConJur é também uma oportunidade de encontro dos vários setores do mundo jurídico, para troca de ideias sobre a evolução do Direito.”

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo)
O Anuário da Justiça é fundamental para que a advocacia, o Ministério Público, a comunidade jurídica tenham uma compreensão maior e mais adequada do sistema de Justiça do estado de São Paulo.

Luiz Flávio Borges D'Urso, conselheiro federal da OAB
"Trata-se de uma ideia genial, que tornou-se uma indispensável ferramenta de trabalho para todos os operadores do Direito. 
Hoje, posso afirmar, que não é possível para a advocacia prestar um serviço de qualidade, sem que se consulte o Anuário da Justiça
A cada nova edição, o Anuário se aperfeiçoa, ampliando seus levantamentos e aprofundando suas análises. 
A consagração dessa obra pioneira não ocorreu no seu lançamento, mas ao longo dos anos, fruto da conquista de sua indispensabilidade para se exercer qualquer profissão ligada ao Direito, especialmente a Advocacia."

João Henrique Imperia Martini, defensor público 
“Como coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública, estou diariamente no Tribunal de Justiça. O Anuário da Justiça cumpre um papel relevantíssimo na divulgação das informações da atividade jurisdicional do estado de São Paulo e permite que a sociedade e os operadores do Direito saibam a produção da Justiça em números e o perfil de quem vai julgar suas causas. O núcleo espera novas edições com esse viés republicano de divulgação de informações.”

Adilson Macabu, desembargador convocado ao STJ aposentado
"Acompanho há muitos anos o Anuário da Justiça. Eu acredito que o Anuário tem um papel extremamente significativo para o exercício da jurisdição. Porque ele permite o conhecimento dos jurisdicionados sobre a atuação dos tribunais, dos seus desembargadores, dos seus ministros e essa relação que existe entre os operadores do Direito e aqueles que têm a dura missão de julgar, isso traz uma integração muito positiva. De modo que o Anuário ocupou este espaço, é um espaço de construção e por ser de construção não deixa de ser também de desafios."

Antonio Luiz Pires de Neto, desembargador aposentado do TJ-SP
“Eu conheço o Anuário praticamente desde o início, quando estava ativo, em exercício na 1ª Câmara de Direito Criminal, quando começaram as visitas de representantes do ConJur para coletar informações para a publicação do Anuário. O que eu percebi é que com o passar dos anos o Anuário foi se desenvolvendo de uma maneira muito útil para divulgação dos trabalhos do Tribunal de Justiça de São Paulo, e eu já vi Anuário da Justiça do Rio, da Justiça Federal, então acho que é um trabalho muito importante no sentido de que traz para os advogados, para os jurisdicionados e para os magistrados em geral uma visão muito boa dos tribunais, sobre aspecto do trabalho, da orientação jurisprudencial e mesmo sobre informações pessoais a respeito de cada um dos julgadores. Então acho que é um trabalho muito bem feito, cumprimento-os, um trabalho de grande qualidade, um trabalho sério que sempre gostei.”

Regis Fernandes de Oliveira, ex-desembargador do TJ-SP
“Maravilhosa a obra, muito bem-feito, muito capricho. Retrata totalmente a estrutura do Judiciário. É muito comum o advogado ter de vir falar com juiz para apresentar suas razões, entregar memorial… Ele olhando aqui já vê o perfil, o currículo do desembargador. Para o advogado é um poderoso instrumento de consulta e de facilidade para que ele possa se aproximar do tribunal.

Adib Abdouni, advogado
"O Anuário da Justiça é fundamental para o exercício da magistratura."

Nelson Luis Pinto, advogado do NPA Nelson Pinto Advogados e professor da PUC-SP
“O Anuário da Justiça foi um marco na advocacia na administração da Justiça porque ele pode proporcionar não apenas aos jurisdicionados mas aos militantes um conhecimento mais profundo de cada um dos membros do Poder Judiciário, a natureza das suas decisões, ou seja, estávamos acostumados a trabalhar só com a jurisprudência, hoje temos condições de conhecer o perfil dos julgadores, como é desenvolvido o trabalho em cada órgão dentro do tribunal. O Anuário é um marco na administração da justiça e na advocacia no Brasil."

Renato Mange, advogado        
“Quando eu iniciei há 40 anos, eram 36 desembargadores. Hoje, com 357 desembargadores, o Anuário é fundamental para gente poder identificar os magistrados, conhecer, saber como cada um julga. É uma publicação muito importante que vem crescendo ano a ano.”

Pedro Corino, CEO da Sociedade São Paulo de Investimentos e sócio da Franquia de Precatórios
O Anuário fez um trabalho impecável sobre as principais decisões de cada um dos desembargadores do estado de São Paulo, da mesma forma como fez em relação aos desembargadores do Rio de Janeiro e aos ministros dos tribunais superiores e o Supremo Tribunal Federal. Chamou atenção a reportagem sobre o Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, no momento em que trata do pagamento de precatórios no estado. Para nós, esta é uma questão central.

Carlos Alberto da Silva Santos, advogado
O Anuário da Justiça é um instrumento muito útil para os advogados, ainda mais em tempos de grande judicialização dos conflitos sociais. As informações sobre conciliação, sobre a informatização da Justiça também são de grande importância para a advocacia. O Anuário nos auxilia no trabalho diário.

Rafael Augusto Santos de Oliveira, advogado
O Anuário da Justiça é uma ferramenta muito útil não só para a advocacia, mas também para defensores públicos, promotores, a toda a comunidade jurídica e à sociedade. Recomendo a todos.

Francisco Bernardes Júnior, do Guillon & Bernardes Júnior Advogados
“O Anuário já foi incorporado na tradição jurídica dos operadores do Direito, principalmente, aqui do estado de São Paulo. É uma ferramenta útil para que nós tenhamos um conhecimento dos julgados mais relevantes desta corte paulista.”

Marco Antonio Kojoroski, do escritório Kojoroski Advogados Associados e presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-SP
“O Anuário presta um serviço social tanto ao advogado como ao próprio Judiciário, organizando e dando dinamismo para todos os desembargadores do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo e de uma forma muito clara, muito limpa, o ConJur conseguiu fazer um Anuário reunindo informalções importantíssimas e seguramente uma história tanto do Poder Judiciário quanto da própria sociedade brasileira. É uma contribuição para a cidadania. Parabéns ao ConJur.”

Paulo Henrique Gomes de Oliveira, do Gaia Silva Gaede & Associados
“O Anuário é muito importante. Já quero elogiar. É uma publicação de um conteúdo de extrema relevância para o mundo jurídico. E como traz muitas referencias, elas são importantes para o profissional do Direito. É bom estarmos atualizados com um Anuário tão completo como o da ConJur e que só nos faz enriquecer. Agora com o on-line fica muito mais fácil acessarmos um Anuário pelo aplicativo, isso dá maior acesso para todas as pessoas que queiram consultar periodicamente o Anuário. Existe essa facilidade de não precisar carregar fisicamente uma publicação tão completa para cima e para baixo. Agora, com o aplicativo, isso facilita bastante.”

Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan
“O Anuário retrata a produtividade do tribunal, os projetos, a integração com órgão superiores… É fundamental.”

O Anuário da Justiça São Paulo pode ser adquirido por meio da Livraria ConJur e agora também pode ser levado no celular ou tablet. Para isso, é só baixar o aplicativo Anuário da Justiça e garantir o seu exemplar.

Serviço
Editora: ConJur
Páginas: 440 páginas
Preço: R$ 40 (versão impressa); R$ 20 (versão on-line)
Onde comprar exemplares: Livraria ConJur
Ou clique para baixar o aplicativo
Apple|Play Store|Amazon

Patrocinadores do evento
IEPTB-SP Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo
Warde Advogados
OAB-SP
Marcelo Leonardo Advogados

Apoiadores do evento
Galil e Macabu Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados

Anunciantes da edição
Adib Abdouni Advogados
Advocacia Fernanda Hernandez
Affonso Ferreira Advogados
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
APAMAGIS – Associação Paulista de Magistrados
Arns de Oliveira e Andreazza Advogados Associados
ASBZ Advogados
Bialski Advogados Associados
BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
Burg Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados
Chiarottino e Nicoletti Advogados
Dal Pozzo Advogados
Dannemann Siemsen Advogados
Décio Freire & Associados
Decoussau Tilkian Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D'Urso & Borges Advogados Associados
Fernando Fernandes Advogados
Fidalgo Advogados
Galil e Macabu Advogados
Hasson Sayeg, Novaes, Venturole e Andrade Advogados
Heleno Torres Advogados
Hyundai Caoa
IEPTB-SP Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo
Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
Instituto Vertus
Kuntz Sociedade de Advogados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Loeser e Portela Advogados
Lucon Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Moraes Pitombo Advogados
OAB-SP
Paolletti, Dias, Naves & Carvalho Sociedades de Advogados
Pinheiro Neto Advogados
Pires Advogados Associados
Porto Farias e Advogados
Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Sociedade São Paulo de Investimentos
Teixeira, Martins Advogados
Tofic Simantob Advogados
Toron, Torihara e Szafir Advogados
Tozzini Freire Advogados
UNIP – Universidade Paulista
Warde Advogados

Autoridades que confirmaram presença
Paulo Dimas Mascaretti, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Ademir de Carvalho Benedito, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
José Carlos Xavier de Aquino, decano do Tribunal de Justiça de São Paulo
Antonio Carlos Villen, diretor da Escola Paulista da Magistratura
Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do estado de São Paulo
Henrique Ávila, conselheiro do CNJ
Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
Fernando Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp)
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp)
Eduardo Tuma, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo
Flávia Miranda Poyares, diretora da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis)
Milton Flávio de Almeida Camargo Lautenschläger, diretor administrativo do Iasp
Marcos Soares, secretário de Governo da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Anderson Pomini, secretário Municipal de Justiça de São Paulo
Geselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, diretora do Colégio Notorial do Brasil – Seção São Paulo (representando o presidente)
Mario Luiz Sarrubbo, subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais de São Paulo
Fábio Prieto de Souza, desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Ricardo Toledo Santos Filho, representante da OAB-SP
Flavia Poyares, diretora da Apamagis
Marcelo Vieira von Adamek, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp)
Luiz Périssé Duarte Junior, vice-presidente da Aasp

Ministros
Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ
Massami Uyeda, ministro aposentado do STJ

Desembargadores
Afonso Bráz
João Francisco Moreira Viegas
Artur César Beretta da Silveira
Spencer Almeida Ferreira
Décio Notarangeli
Juvenal Duarte
Maurício Pessoa
Jeferson Moreira de Carvalho
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Paulo Roberto Grava Brazil
José Carlos Costa Netto
Jose Benedito Frando de Godoi
LuisAntonioGanzerla
Lígia Cristina de Araújo Bisogni
Sandra Galhardo Esteves
Maria Lúcia Pizzotti
Nelson Jorge Junior
Maria Tereza do Amaral
Sônia Mascaro Nascimento
Antonio Luiz Pires Neto
Alfredo Attié
Heraldo de Oliveira 
Luiz Antonio Costa
Luís Fernando Camargo de Barros Vidal
Afonso Celso Nogueira Braz
Manoel Pereira Calças
Francisco Casconi
Valter Alexandre Mena

Juízes
José Maria Câmara Júnior
Heliana Maria Coutinho Hess
Tiago Bitencourt
Débora Ciocci (representado Ricardo Dipp)

Advocacia
Flavia Andrade, do TozziniFreire Advogados
Monica Costa, do TozziniFreire Advogados
Luciana Nogueira, do TozziniFreire Advogados
Marina da Cunha Ruggero Lopez, do TozziniFreire Advogados
André Barabino, do TozziniFreire Advogados
José Luis de Rosa S. Junior, do TozziniFreire Advogados
Lucas Britto Mejias, do TozziniFreire Advogados
Fernando Eduardo Serec, do TozziniFreire Advogados
Rafael Medeiros Mimica, do TozziniFreire Advogados
Antonio Marzagão Barbuto Neto, do TozziniFreire Advogados
Pedro Bento de Faria, do TozziniFreire Advogados
Fabricio Peixoto de Mello, do TozziniFreire Advogados
Afranio Affonso Ferreira, do Affonso Ferreira Advogados
Raul Leite Cardoso, do Affonso Ferreira Advogados
André Cid de Oliveira, do Affonso Ferreira Advogados
Lucas Souza, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Leonardo Bruno da Costa Bertolazzi, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
José Ricardo dos Santos Luz, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Everton Gabriel Monezzi, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Daniel Orfale Giacomini, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Jéssica Silva Mazza, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
André Castro Carvalho, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Karolina Previatti Gnecco, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Evane Beiguelman Kramer, do Dal Pozzo Advogados
Fernanda Neves Vieira Machado, do Dal Pozzo Advogados
Maria Hermínia Pacheco Moccia, do Dal Pozzo Advogados
Beatriz Bito de Souza, do Dal Pozzo Advogados
Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo, do Dal Pozzo Advogados
Renan Marcondes Facchinatto, do Dal Pozzo Advogados
Augusto Neves Dal Pozzo, do Dal Pozzo Advogados
Nicole EspositoTortorelli, do Dal Pozzo Advogados
Matheus Silveira Pupo, do Damiani Sociedade de Advogados
Júlio de Andrade Neto, do Damiani Sociedade de Advogados
João Paulo Garcia Caetano Mazzieiro, do Damiani Sociedade de Advogados
Rodrigo Rocha de Souza, do Dannemann Siemsen
Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Cássia Malusardi, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Arthur Sodré Prado, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Gustavo Parente Barbosa, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Renata Lorena Martins de Oliveira, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Luis Eduardo Menezes Serra Netto, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Cesar Augusto Alckmin Jacob, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Marcelo Martins de Oliveira, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Marcelo de Barros Duarte Garcia, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Rafael Palanch Gomes de Paula, do CMMM Sociedade de Advogados
Marco Antonio Tomei, do CMMM Sociedade de Advogados
Henrique Semolini, do CMMM Sociedade de Advogados
Paulo Abe, do CMMM Sociedade de Advogados
Andre da Silva Sacramento, do CMMM Sociedade de Advogados
Paulo Lucon, do Lucon Advogados
Ronaldo Vasconcelos, do Lucon Advogados
João Paulo Hecker da Silva, do Lucon Advogados
Ana Luísa Barreto, do Sergio Bermudes Advogados
Pedro Paulo de Barros Barreto e Mattos, do Sergio Bermudes Advogados
Alexandre Sigmaringa, do Sergio Bermudes Advogados
Renato Caldeira Grava Brazil, do Sergio Bermudes Advogados
Eduardo José de Oliveira Costa, do A Lopes Muniz Advogados Associados
Ademar Gomes, do Ademar Gomes Advogados
André de Almeida, do Almeida Advogados
Maria Isabel Alvarenga, do Almeida Alvarenga Advogados
Luiz Antonio de Almeida Alvarenga, do Almeida Alvarenga Advogados
Marcela Moreira Lopes, do Alonso | Lopes Advogados
Leonardo Alonso, do Alonso | Lopes Advogados
Pedro Beretta, do Alonso | Lopes Advogados
Clarissa Hofling, do Alonso | Lopes Advogados
Pedro Luiz Bueno de Andrade, do Andrade e Taffarello Advogados
Rogério Fernando Taffarello, do Andrade e Taffarello Advogados
André Ramos Tavares, do André Ramos Tavares Consultoria Jurídica
Aparecido Ferrari de Medeiros, do Aparecido Inácio e Pereira Advogados
Massami Uyeda Junior, do Arap, Nishi&Uyeda
Sami Arap Sobrinho, do Arap, Nishi&Uyeda
Ruy Dourado, do Arap, Nishi&Uyeda
Marlus Arns de Oliveira, do Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
Fernando Crespo Queiroz Neves, do Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Juridíca
Luiz Antônio Attié Calil Jorge, do Attié Calil Advogados Associados
Mariangela Garcia Azevedo, do Azevedo, Moraes Advogados Associados S/C
Daniella Maria Neves Reali Fragoso, do BMA – Barbosa Müssnich Aragão
Adriana Dantas, do BMA – Barbosa Müssnich Aragão
Lígia Regini da Silveira, do BMA – Barbosa Müssnich Aragão
Monique Mavignier, do BMA – Barbosa Müssnich Aragão
Carla Severo Batista Simões, do Décio Freire & Associados
Fabio Antonio Tavares dos Santos, do Décio Freire & Associados
Luiz Antonio Simões, do Décio Freire & Associados
Igor Tamasauskas, do Bottini&Tamasauskas Advogados
Camila Najm Strapetti, do Braga Martins Advogados
Guilherme Silveira Braga, do Braga Martins Advogados
Alexandre Pacheco Martins, do Braga Martins Advogados
Leonardo Briganti, do Briganti Advogados
José Cabral Pereira Fagundes Junior, do Cabral Advogados Associados
Augusto de Arruda Botelho Neto, do Cavalcanti & Arruda Botelho Advogados
Maíra Beauchamp Salomi, do Chaves Alves &Samoli Advogados
Marina Chaves Alves, do Chaves Alves &Samoli Advogados
José Diogo Bastos Neto, do Chiaparini e Bastos Advogados Associados
Leandro Chiarottino, do Chiarottino e Nicoletti – Advogados
Renato de Mello Almada, do Chiarottino e Nicoletti – Advogados
André Azevedo, David T. Azevedo Advogados
Fernando Brandão Whitaker, do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
Mário Costa, do Dias de Souza Advogados Associados
Lilianne Yuki Gallo Alves da Silva, do Eli Alves da Silva Advogados Associados
Eli Alves da Silva, do Eli Alves da Silva Advogados Associados
Analice Ferreira Beck Ramos, do Faj Ferreira Assessoria Jurídica
Marcelo Beck Ramos, do Faj Ferreira Assessoria Jurídica
Maria da Penha Feitosa Hirai, do Feitosa & Alves Sociedade de Advogados
Fabricio Dorado Soler, do Felsberg Advogados
Fernando Gomes Fonseca, do Fernando Fonseca Advocacia
Alexandre Mello, do Ferreira & Chagas Advogados
Guilherme Miguel Gantus, do Gantus Advogados Associados
Francisco de Paula Bernardes Jr, do Guillon& Bernardes Jr. Advogados
Renata MeiuHsu Guimarães, do Guimarães | Bastos Advogados
Alessandra Rugai Bastos, do Guimarães | Bastos Advogados
Ricardo Hasson Sayeg, do HSLAW Advogados
Nelson Calandra, do HSLAW Advogados
Ronaldo Alves de Andrade, do HSLAW Advogados
Renato J. Cury, do IWRCF Advogados
José Roberto Batochio, do José Roberto Batochio Advogados Associados
Carlos Kauffmann, do Kauffmann Soares e Rebehy Advogados
Marcos Guimarães, do Kauffmann Soares e Rebehy Advogados
Remy Gama Silva, do KKDF Associados
Marco Antonio Kojoroski, do Kojoroski Advogados Associados
Jose Antonio Balieiro Lima, do Lima e Marinello Sociedade de Advogados 
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, do Luchesi Advogados
Leonardo Peret, do Machado Castro e Peret Advogados
Átila Machado, do Machado Castro e Peret Advogados
Braz Martins Neto, do Martins Neto e Wolff Advogados
Fabio Medina Osório, do Medina Osório Advogados
Roseli Moraes Coelho, do Moraes Coelho Advogados Associados
Sergio Zahr Filho, do Nasser Sociedade de Advogados
Ricardo Peake Braga, do Navarro Advogados
Nelson Luiz Pinto, do Nelson Pinto Advogados
André Muszkat, do Nelson Pinto Advogados
André Carvalho Sica, do Nelson Pinto Advogados
Luis Fernando de Lima Carvalho, do Nelson Pinto Advogados
Luan Nogués Moyano, do Nogués Moyano Advogados
Ana Luisa Porto Borges, do Peixoto & Cury Advogados
Maria Aparecida Pellegrina, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Adaliane Sarmento, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Fabio Cabral Silva Oliveira Monteiro, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Rafael Augusto, do Rafael Oliveira Advocacia & Consultoria
Rogerio de Menezes Corigliano, do Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Regis Fernandes e Oliveira, do Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Caio Cesar Vieira Rocha, do Rocha Marinho e Sales Advogados
Rogério Emilio de Andrade, do Rogério Emilio de Andrade Advocacia
Luciano Rollo Duarte, do Rollo Duarte Advogados
Gabrielle Chalita, do Rubens Naves Santos Jr Advogados
Tony F. C. I. Chalita, do Rubens Naves Santos Jr Advogados
Rui Celso Reali Fragoso, do Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
Antonio Fernandes Ruiz Filho, do Ruiz Filho Advogados
Igor Santiago, do Sacha Calmon – MisabelDerzi Consultores e Advogados
Andrea Ferreira Bedran, do Sacha Calmon – MisabelDerzi Consultores e Advogados
Priscila Manoel, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Guilherme Coutinho, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Nathalia Zanaroli, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Elias Alencar Siqueira, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Wagner Morroni de Paiva, do Saraiva Advogados Associados
Marina Draib, do SBT
Marcelo Migliori, do SBT
Eduardo Felipe Perez Matias, do Nogueira | Elias | Laskowiski | Matias Advogados
Silvana Dias, do Silvana Dias Advocacia Colaborativa
Leonardo Luiz Tavano, do Tavano Maier Advogados
João Rodrigo Maier, do Tavano Maier Advogados
Cristina Rodrigues Wolter Sabino de Freitas, do Wolter&Pegoraro Advogados Associados
Andréa Horta Pegoraro, do Wolter&Pegoraro Advogados Associados
Adelmo da Silva Emerenciano, do Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados
Raul Dolabela, do Custódio Lima Advogados
José Luiz Parra Pereira, do Parra Pereira Advocacia
Flavia Guimaraes Leardini, do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich&Schoueri Advogados
Fernando Lorenzete, do Fernando Quércia Advogados Associados
Fernando Quércia, do Fernando Quércia Advogados Associados
Alexandre Sinigallia Pinto, do Leite, Sinigallia e Forzenigo Advogados
Mario Luiz Delgado Regis, do Mario Luiz Delgado Sociedade de Advogados
Luiz Serventes, do Thomaz Bastos,Waisberg e Kurzweil Advogados
Fabio Mesquita Ribeiro, Mesquita Ribeiro Advogados
Bruno Gabriel Borges dos Santos, Mesquita Ribeiro Advogados
Lucas Otávio Bertolino, Mesquita Ribeiro Advogados
Regina Paz, Paz &Dudus Advogados
Guilherme Gabriel Garcia Dudus, Paz &Dudus Advogados
Ernesto Tzirulnik , Ernesto Tzirulnik Advocacia
Marcelo Carpenter, Sergio Bermudes Advogados
Marcelo Habis, Camargo Aranha Advogados
Luiz de Camargo Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados
Gelson José da Silva, Sesc
Paola Martins, Camargo Lima, Sinigallia, Moreira Lopes Advogados
Amanda Accioli, Grupo Brugnara
Sergio Leonardo, Marcelo Leonardo Advogados
Renato Ochman, Ochman, Real Amadeo Advogados Associados
Nelson Mannrich, Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados
Eduardo Vieira de Almeida, Cesar Asfor Rocha Advogados
Gustavo Fávero Vaughn , Cesar Asfor Rocha Advogados
Ronaldo Rayes, Rayes& Fagundes Advogados
Eduardo Vital Chaves, Rayes& Fagundes Advogados
Fabiana Fonseca, Rayes& Fagundes Advogados Associados
Daniel Penteado de Castro, Penteado de Castro & Advogados
Daiille Costa Toigo , Costa Toigo Advocacia
Thiago Silva Moreira, Itaú Unibanco
Veronica Caldeiras Cipolari, Itaú Unibanco
Celso Palermo Junior, Itaú Unibanco
Victor Augusto Azevedo dos Santos, Itaú Unibanco
Daniel Leon Bialski, Bialski Advogados Associados
João Carlos Silveira, Prestes e Silveira Advogados Associados
Alex Mavian, Escritório Alex Mavian
Armando Souza Mesquita Neto, Grupo Schahin
Rodrigo Kaysserlian, Krikor Kaysserlian, Duarte e Forssell Advogados Associados
Octaviano Bazílio Duarte Filho, Krikor Kaysserlian, Duarte e Forssell Advogados Associados
Maralice Moraes Coelho, Petobras
Horacio Bernardes Neto, Motta Fernandes Advogados
Cassius Marcellus Zomignani, Mesquita Barros Advogados
Daniel Figueiredo Heidrich, A. Lopes Muniz Advogados Associados
Felipe Novaes, RGS Advogados
Marcos Falcão, Djaci Falcão Advogados Associados
Fernando K. Lottenberg, Lottenberg Advogados Associados
Maria Izabel Chamma Abdo, Abdo Advogados
Adriano Abdo, Abdo Advogados
Simon Zveiter, Simon Zveiter Advocacia
Stefano Zveiter, Simon Zveiter Advocacia
Welington Arruda, Rodrigues e Arruda Advogados
Luciana Arruda, Rodrigues e Arruda Advogados
Sergio Niemeyer, Niemeyer Advocacia
BetinaPachelli de Carvalho        
Irineu Lolo         
Paulo Gonçalves Passanezi        
Emília Kazue Saio Loduca         
Vera Lucia Sabo       
Andrea Silvia Cardoso Verotti
Juliana SalicioLafore
Sueli Moura
José Paulo Loduca
Reinaldo Pereira             
Wilson Roberto B.Fellin        
Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral             
Reinaldo Aleixandrino  
Leopoldo Santana Luz  
José Henrique de Araújo            
Fellipe Lourenço Gama Silva     
Valdeque N Oliveira      
Rogerio Aro      
Marcelo Vieira de Campos         
Marcos Vinício Raiser da Cruz   
César Eugênio Nascimento Braga           
Airton Florentino de Barros       
Josiane Rosa de Sousa 
Maria Augusta Rivitti    
Adriana Zorub Fonte Feal           
Simone Colaziol dos Santos       
Rheynaldo Haleyxandryno         
Patricia Stucchi Bento    
Edson Santiago
Maria Neire de Matos  
Gláucia Virgínia Genovez Martins           
Jessica de Sousa Soares              
Simone Colaziol              
Michel Borges da Silva
Américo Pereira dos Santos Junior
Walfrido Warde
Paulo Henrique Gomes de Oliveira
Eduardo Augusto Pires

Outros convidados
Juliana Belloque, 1° subdefensora pública do Estado de São Paulo
Fabiana Zapata, 2° subdefensora pública do Estado de São Paulo
Florisvaldo Fiorentino Júnior, 3° subdefensor público do Estado de São Paulo
Rafael Pitanga, defensor público e assessor parlamentar de São Paulo
Claudio Peron Ferraz, conselheiro da OAB-SP
Andréa Tartuce, secretária-geral da OAB-SP, 38ª Subseção de Santo André
Walter Del Picchia, professor da USP
Flavio Alba, professor da USP
Ricardo Bento, professor      
Catia Sandoval Peixoto, procuradora da USP
Maria Cristina Moreira Viegas, procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público de São Paulo
Rafael Prandini Rodrigues, delegado da ANPM no Estado de São Paulo
Fernando Hélio de Oliveira, médico perito criminal     
Eduardo Terovydes Júnior, perito judicial contábil 
Jonas de Oliveira, perito judicial nomeado Justiça Federal 
Edmundo Abreu, diretor da Ecco – Escritório de Consultoria e Comunicação
Silvania Dal Bosco, diretora da Ecco – Escritório de Consultoria e Comunicação    
Fernando Helio da Silva de Oliveira, diretor do Instituto Médico Legal de Taubaté
Giselle Groeninga, diretora nacional do IBDFam – Instituto Brasileiro de Direito de Família 
Vera Moreira, diretora executiva da Vera Moreira Comunicação
Rodrigo Marques de Campos, diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico do TJ-SP
Rodrigo Jorge Moraes, diretor administrativo-financeiro do MDA – Movimento de Defesa da Advocacia
Marcelo de Aquino, diretor de Comunicação da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP
Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da CNSP- Confederação Nacional dos Servidores Públicos
Susana Rangel, diretora acadêmica do IDP-SP
Washington Lopes, diretor-presidente da Asia Motors do Brasil S.A.
Marlon Augusto da Silva, gerente de contas do Grupo Brugnara
Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan
Carlos Freitas, gerente de Contas do Moraes Coelho Advogados Associados
Luciano dos Santos Sousa, gerente de Planejamento e Finanças da LSS Consultoria Financeira 
Claudineia Baptista da Silva, coordenadora Jurídica da Canon
Michele Tucci, coordenadora Jurídica da Canon
Luiz Henrique de Miranda Regos, departamento Jurídico do Bradesco
Marcelo Leme Dantas de Aguiar, Departamento Jurídico do Bradesco
Dilson Campos Ribeiro, Departamento Jurídico do Bradesco
Sérgio Alvares Manchon, Departamento Jurídico do Bradesco
Raphael de Oliveira Alves, Departamento Jurídico do Bradesco
João Paulo Ferreira de Freitas, Departamento Jurídico do Bradesco
Rosa Lia GiorlandoGrinberg, Departamento Jurídico do Bradesco
Fernando Leme Dantas de Aguiar, Departamento Jurídico do Bradesco
Ana Maria Floresta Lima, Departamento Jurídico do Bradesco
Lazaro Sotocorno, Departamento Jurídico do Bradesco
Mauricio de Andrade Carvalho, Departamento Jurídico do Bradesco
Cesar Augusto Placeres Santos Oliveira, Departamento Jurídico do Bradesco
Fernando Henrique Alves Dias, Departamento Jurídico da Camil Alimentos
Antônio Henrique Gabriel, Departamento Jurídico da Serget
Roberta da Mata, Analista Financeira da LSS Consultoria
Marcelo Marcondes de Souza, chefe de Gabinete do TJ-SP
Carlos Renato Lonel Alva Santos, assessor jurídico do Metrus Instituto de Seguridade Social
Luciana Salles, arbitra e mediadora do TRF-3
Maellen Muniz, assessoria de comunicação
Cesar Neto, jornalista do Jornal O Dia
Alice Castanheira, jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Bernadete Druzian, jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Helvio Borelli, editor da Vera Moreira Comunicação
Angelica Pedroso, Markenting do ASBZ Advogados
Ariel Souza Carvalho, assistente de análise de contratos corporativos da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Marcelo Mesquita Amaral, IEPTB-SP – Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo
Marcos Cesar Geraldes, IEPTB-SP – Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São PauloGuilherme Barros, GBR Comunicação
Ronne Max, Direito dos Advogados
Pedro Paulo Corino da Fonseca, Sociedade São Paulo de Investimentos
Luiz Fernando Corino da Fonseca, Sociedade São Paulo de Investimentos
Marcos Rozzato, Sociedade São Paulo de Investimentos
Olga Fagundes, Sociedade São Paulo de Investimentos
Marcos Henrique MancinelliRozzato, Sociedade São Paulo de Investimentos
Mariana Gaspar, TVG
Andréia Andrade Gomes, AGomes Marketing Consultoria
Maria Amelia Carneiro Soares, Bacharel em Direito         
Rafaela dos S. Nepomucena, estagiária em Direito Tributário da Natura Cosméticos S/A
Marcia Valéria, estudante de Direito   
Armando da Costa Junior  
Daniela Alvez Cunha             

* Texto atualizado às 19h42 do dia 17/3/2017.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!