Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Prazo de 24 horas

Fachin autoriza depoimento por escrito de Michel Temer à Polícia Federal

Por 

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta terça-feira (30/5) o depoimento, por escrito, do presidente Michel Temer (PMDB) à Polícia Federal, a pedido da Procuradoria-Geral da República. 

Michel Temer terá 24 horas para responder às perguntas da Polícia Federal.
Reprodução

Temer é investigado pela prática dos crimes de corrupção passiva, embaraço à investigação da “lava jato” e organização criminosa durante o exercício da função. O inquérito, relatado por Fachin, tem como base a delação da JBS.

O presidente terá 24 horas para responder às perguntas formuladas pela PF, a contar do momento da entrega do questionário. Na decisão, Fachin lembra que a PGR não se opôs ao depoimento não presencial. “Não estará prejudicada a persecução criminal, em razão da excepcionalidade de investigação em face do Presidente da República.” Temer é defendido pelo advogado Mariz de Oliveira.

Na mesma decisão, Fachin atendeu ao pedido feito pela defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e autorizou que o caso envolvendo o tucano e sua irmã, Andrea, fosse desmembrado e distribuído a outro membro da corte.

Segundo a PGR, Aécio recebeu dinheiro da JBS para favorecer o grupo empresarial. De acordo com as investigações, baseadas nas delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, Aécio recebeu R$ 2 milhões em propina. Aécio continua afastado do cargo de senador. O tucano é defendido pelos advogados Alberto Toron e José Eduardo Alckmin.

Clique aqui para ler a decisão.
Inq 4.483

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 30 de maio de 2017, 18h55

Comentários de leitores

1 comentário

Não fosse o golpe

Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Sem o golpe, a situação dos inúmeros acusados que ainda pretendem abafar as investigações estaria periclitante. Agiram rápido mesmo, mas foram pegos pelo rabo um tanto quanto alongado.

Comentários encerrados em 07/06/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.