Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Democracia ameaçada

IAB critica vazamento de conversa entre Reinaldo Azevedo e Andrea Neves

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) criticou o vazamento das conversas entre o jornalista Reinaldo Azevedo e Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e fonte do blogueiro. A entidade afirmou que atacar o direito de sigilo de fonte é atacar a liberdade de imprensa e a democracia.

O IAB ressalta na nota assinada pelo advogado Técio Lins e Silva, presidente da entidade, que apoia o combate à corrupção, mas que fazer isso desrespeitando as garantias constitucionais faz lembrar os períodos mais obscuros da história do Brasil.

Leia a nota:

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta perplexidade diante da divulgação de conversa telefônica mantida entre o jornalista Reinaldo Azevedo e sua fonte Andrea Neves. Ainda que a fonte estivesse sob investigação e a escuta telefônica tenha sido autorizada pela Justiça, o assunto tratado não tinha relação com o inquérito, contrariando flagrantemente a Lei 9.296/96, que regula as interceptações telefônicas.

Fiel à sua tradição democrática secular, o IAB, que tem lutado incansavelmente em defesa das prerrogativas dos advogados e pela preservação do Estado Democrático de Direito, interpreta a violação do sigilo da fonte como um ataque à liberdade de imprensa e, por consequência, à própria democracia.

O IAB considera que o necessário combate à corrupção não pode se dar por meio do desrespeito às garantias constitucionais, sob pena de revivermos períodos sombrios da História do Brasil, em que o estado policial se sobrepôs ao pleno exercício da cidadania".

Revista Consultor Jurídico, 25 de maio de 2017, 22h01

Comentários de leitores

1 comentário

Direitos Iguais

Luiz.Fernando (Advogado Autônomo - Consumidor)

Estranho: o jornalista adora quando há "vazamento" de conversas interessantes para veicular em matéria jornalística (vulgo furo)... mas quando experimentam da mesma moeda é abuso, crime, uma ofensa à profissão.
Notório que o Reinaldo Azevedo é amicíssimo dos Neves, para ligar de madrugada, debater assuntos e, principalmente (e o mais imoral de tudo), defender os Aécios da vida com unhas e dentes.
Francamente, esse país está contaminado...

Comentários encerrados em 02/06/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.