Análise técnica

Fachin envia gravação de conversa de Temer com Joesley para perícia da PF

Autor

20 de maio de 2017, 20h09

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Fachin deferiu pedido de perícia na gravação da conversa de Temer com Joesley, mas negou suspensão do inquérito.
Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, deferiu o pedido de perícia nos arquivos de áudio entregues pelo empresário Joesley Batista, da JBS, à Procuradoria-Geral da República. As gravações integram o inquérito aberto pelo STF contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva e organização criminosa. Ele havia pedido perícia nas provas e suspensão do andamento do inquérito. O pedido de suspensão foi enviado à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, que já informou que levará o caso ao Plenário na quarta-feira (24/5).

Com a decisão, os arquivos de áudio serão encaminhados à perícia da Polícia Federal, que apresentará suas conclusões ao ministro Fachin.

Temer pediu perícia nos arquivos depois que avaliação feita a pedido de sua defesa concluiu que a gravação sofreu edição antes de ser entregue à PGR. A gravação mostra conversa entre Temer e Joesley na qual o empresário relata uma série de crimes que cometeu e vinha cometendo. Para a PGR, há crime no fato de Temer não ter tomado qualquer atitude em relação ao que ouvia.

A PGR também enviou manifestação ao Supremo defendendo as provas apresentadas. Em comunicado à imprensa, o órgão informou que “a gravação não contém qualquer mácula que comprometa a essência do diálogo”. Na manifestação ao STF, o procurador-geral, Rodrigo Janot, afirma que o material passou por “análise preliminar” e foi constatado que a gravação é “audível, inteligível e apresenta uma sequência lógica e coerente, com características iniciais de confiabilidade”.

A PGR também disse que não se opõe à perícia, mas é contra a suspensão do andamento do processo. Enquanto o Plenário do Supremo não discutir a questão, o inquérito segue tramitando normalmente.

Clique aqui para ler o despacho.
INQ 4.483

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!