Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Solução pelo diálogo

Com conciliação própria, banca reduz tempo de ações para 21 dias

A demora do Judiciário em resolver as causas que lhes são apresentadas motivou uma banca a criar seu próprio setor de conciliação. Implementada há um ano, a área de mediação do Vezzi Lapolla Mesquita Advogados solucionou mais de 2,5 mil processos por meios extrajudiciais, segundo seus próprios dados. Os processos se referem a conflitos de consumo.

Setor de conciliação da banca representa 20% de todos os processos da banca.
CNJ

A banca atua na representação de empresas e entra em contato com os consumidores autores das ações para iniciar a mediação. O sócio Thiago Vezzi conta que o tempo de um processo contencioso diminui de 12 a 14 meses para uma média de 21 dias.

A área conta com 15 advogados, dos 80 profissionais que atuam na banca, e os processos desse setor correspondem a 20% do total do escritório. Segundo dados do Vezzi Lapolla Mesquita, entre 30% e 40% dos novos casos recebidos são solucionados já por meio extrajudicial.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 20 de maio de 2017, 9h43

Comentários de leitores

1 comentário

Fácil

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

Fica fácil advogar para empresas que vivem andando às margens das leis e criam um departamento de conciliação. Pode ter certeza que somente criou pois lhes é favorável. Não criaram pensando no consumidor. Não mesmo. Empresa que não lesa o consumidor, não deixa chegar ao ponto de ter de contratar um escritório de advocacia.
.
A empresa lesa o consumidor e depois o chama para devolver metade do que deveria devolver se fosse proposto ação judicial e tivesse pela frente um juiz sério e conhecedor das garantias do consumidor.
.
Em regra, o consumidor incauto, costuma ser o único perdedor nestas conciliações.

Comentários encerrados em 28/05/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.