Proteção da infância

MP-RJ abre inquérito civil para investigar jogo Baleia Azul

Autor

3 de maio de 2017, 13h54

O jogo Baleia Azul será investigado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o objetivo é retirar do ar páginas que promovam essa competição. Foi instaurado um inquérito civil que será conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Comarca da Capital.

A promotora de Justiça Paula da Fonseca Passos Bittencourt informa que coletou informações acerca do funcionamento do jogo em ambientes virtuais, a partir de notícia que recebeu da procuradora de Justiça Flávia Ferrer com o alerta de que o jogo estaria induzindo adolescentes russos ao suicídio.

Ela ressalta ainda que mortes de jovens em Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso podem estar ligadas ao Baleia Azul e que a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática já investiga o aliciamento de jovens no Rio de Janeiro.

O jogo consistiria em trocas de mensagens em que um dos organizadores do grupo, ou "curador", envia uma série de 50 desafios a serem cumpridos. Entre as tarefas, fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente. Os desafios do Baleia Azul envolvem isolamento social, automutilação e incentivo ao suicídio de adolescentes e jovens. Instigar ou induzir ao suicídio é considerado crime pelo artigo 122 do Código Penal. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-RJ. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!