Bloqueio restrito

Trancamento de pauta da Câmara por MPs não alcança todos os projetos, diz STF

Autor

29 de junho de 2017, 21h49

Quando medidas provisórias não são analisadas no prazo máximo de 45 dias, a pauta da Câmara dos Deputados só fica trancada nos projetos de lei com temas passíveis de serem tratados por MP. Assim entendeu o Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (29/6), ao concordar com interpretação do presidente Michel Temer (PMDB) sobre a Emenda Constitucional 32/2001, que dispõe sobre o bloqueio de pauta.

A corte, assim, encerrou julgamento iniciado em 2009. Naquele ano, quando presidia a Câmara dos Deputados, Temer permitiu que a Casa apreciasse propostas de emenda constitucional (PECs), projetos de lei complementar (PLCs), projetos de resolução (PRs) e projetos de decreto legislativo (PDLs) mesmo quando os deputados passavam mais de 45 dias sem votar medidas provisórias.

Um grupo de parlamentares dizia que o entendimento contrariava o artigo 62, parágrafo 6º, da Constituição Federal, com a redação dada pela emenda de 2001. O dispositivo diz que, “se a medida provisória não for apreciada (…), entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, até que se ultime a votação, todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando”.

Carlos Humberto/STF / Divulgação
O decano da corte, Celso de Mello, apresentou voto em 2009, mas pedidos de vista suspenderam o julgamento.

Em dezembro de 2009, o relator do caso, ministro Celso de Mello, votou pelo indeferimento do pleito. Para ele, ficam excluídos desse bloqueio as propostas de emenda à Constituição, os projetos de lei complementar, de decreto legislativo, de resolução e até mesmo os projetos de lei ordinária que abordem temas pré-excluídos do âmbito de incidência das MPs.

A ministra Cármen Lúcia pediu vista e apresentou voto em março de 2015, acompanhando o entendimento do relator, por entender que a interpretação conferida pelo então presidente da Câmara ao dispositivo foi “perfeitamente compatível com princípios e regras da Constituição”, sem demonstrar qualquer ilegalidade ou abuso de poder.

Em seu voto-vista apresentado na sessão desta quinta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso também acompanhou o relator. Para ele, subordinar quase integralmente a agenda de deliberação do Poder Legislativo às medidas provisórias editadas pelo presidente da República vulneraria o núcleo essencial da separação de Poderes e importaria na paralisação do funcionamento do Congresso Nacional.

Único a divergir, o ministro Marco Aurélio disse que o dispositivo constitucional é claro no sentido de que a falta de aprovação de medida provisória após 45 dias deve, sim, paralisar toda a pauta, de forma a compelir a Casa Legislativa a se pronunciar sobre o texto, seja para aprovar ou rejeitar a MP. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

MS 27.931

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!