Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cadeira livre

OAB-SP define lista com seis candidatos para vaga do quinto da advocacia no TJ

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo elegeu nesta terça-feira (20/6) os nomes da lista sêxtupla para preenchimento de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça, pelo quinto constitucional. Os perfis dos candidatos serão analisados pela corte, responsável por elaborar lista tríplice ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Depois de três rodadas de votação, foram selecionados os advogados Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior (o mais votado, único a conseguir os votos necessários no primeiro escrutínio), Cesar Eduardo Temer Zalaf, Luis Henrique Barbante Franze, Ana Paula Zomer, Marcelo Ferrari Tacca e Carlos Rosseto Junior.

O escolhido ocupará vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Reynaldo Peixoto de Souza. A OAB-SP afirma que definiu nomes comprometidos “com o regime democrático e a defesa e a valorização da advocacia”. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Revista Consultor Jurídico, 20 de junho de 2017, 20h36

Comentários de leitores

4 comentários

É de morrer de rir.

Lauro Soares de Souza Neto, advogado em Marília-SP (Advogado Autônomo - Criminal)

A Ordem Paulista tem apenas essa função: pinçar alguns amigos da gestão perpétua atual para pendurar no TJSP.
E a afirmação de que "definiu nomes comprometidos com o regime democrático e a defesa e a valorização da advocacia” é de matar. De rir. Trocando a Beca pela Toga, o agraciado imediatamente fará parte do grupo que unanimemente odeia advogados e a advocacia. E turma que não larga mais a direção da OAB não está nem aí com a advocacia. Administram um montão de dinheiro e não dão satisfação à ninguém. Se submetem à condição de capacho dos donos do poder do Judiciário Paulista. Omissos, para dizer o mínimo. Tá quase no fim. Ufa!

Pelo fim do quinto dos apadrinhados

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista. Peço "venia" para o deixar claro que não conheço nenhum dos integrantes, ou seja não há nenhum ataque pessoal, uma vez que minha indignação contra o instituto do quinto, ao invés de concurso público ou uma provinha tipo o famigerado, concupiscente caça-níqueis exame da OAB. Está na hora de moralizar ou melhor de banir da Constituição o Quinto Constitucional de que trata o art. 94 CF. Esse mecanismo só serve para promover apadrinhados da OAB e do Ministério Público e filhas de magistrados, (endogamia e panelinha). Creio que a melhor forma de investidura nos Tribunais tem que ser por meio do consagrado Princípio Constitucional do Concurso Público o qual configura-se um dos pilares mais importantes de um Estado Democrático de Direito. Em regra, conforme está insculpido no art. 37-II CF o ingresso no Serviço Público dar-se-á, mediante a realização do concurso, onde se busca garantir a igualdade de condições de todos os candidatos. É pelo respeito que tenho por essa egrégia octogenária entidade, que convoco a todos: Vamos resgatar a velha OAB, os ideais dos seus mentores intelectuais. Vamos extirpar o câncer, o caça-níqueis exame da OAB, verdadeiro mecanismo e exclusão social. Vamos torná-la transparente, prestar contas junto ao Tribunal de Contas a União em respeito ao art. 70 parágrafo único da Constituição, vamos abolir o quinto constitucional, pois estou convencido que a melhor forma de investidura nos Tribunais Superiores, tem que ser via o consagrado Princípio Constitucional do Concurso Público onde se busca garantir a igualdade de condições de todos os candidatos.Ora, se para ser advogado a OAB, insiste em usurpar papel do Estado (MEC), afrontando art. 209 da Constituição?

Dra. Ana paula zomer

O IDEÓLOGO (Outros)

É a melhor candidata e deverá ser eleita DESEMBARGADORA.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 28/06/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.