Calúnia e difamação

Michel Temer quer ser indenizado por Joesley Batista por danos morais

Autor

19 de junho de 2017, 17h30

Anderson Riedel
Em ações, Temer diz que acusações de Joesley são tentativas de salvo-conduto. Anderson Riedel

O presidente da República Michel Temer entrou com duas ações contra o empresário Joesley Batista devido a entrevista concedida pelo empresário à revista Época. Na ação cível, o presidente pede indenização por danos morais, e na criminal que Joesley seja condenado pelos crimes de calúnia, difamação e injúria.

Em entrevista à revista Época, Joesley Batista disse que Temer chefia "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" e que tem agido para obstruir o trabalho do Judiciário. Na reportagem, o empresário também afirma, entre outras coisas, que o presidente não fazia "cerimônia" ao pedir dinheiro para o PMDB.

No sábado (17/6), o presidente já havia avisado que iria ingressar com ações contra o que afirmou ser "mentiras em série". Nesta segunda, Temer cumpriu o prometido e ingressou com as duas ações. Ambas são assinadas pelo advogado Renato Oliveira Ramos.

Na ação cível, Temer pede a responsabilização de Joesley por suas "mentiras, acusações falaciosas e meras ilações". Na ação, Temer não estabeleceu um valor de indenização, mas pede que a condenação sirva para reparar os danos causados e que sirva também para desestimular novas ofensas. Segundo a ação, Joesley passou a mentir escancaradamente e acusar outras pessoas para se salvar dos seus crimes.

Queixa-crime
Na Justiça Federal o presidente pede que o empresário seja condenado pelo crimes de calúnia, difamação e injúria. Na petição inicial, a defesa de Temer afirma que não há dúvida que a entrevista foi "desrespeitosa e leviana", além de ofensiva à pessoa do presidente. Para a defesa do presidente, as declarações de Joesley levam a sociedade a questionar a honradez de Temer.

"Na verdade, todos sabem o real objetivo do querelado [Joesley] em mentir e acusar o querelante [Temer], atual presidente da República: obter perdão dos inúmeros crimes que cometeu, por meio de um generoso acordo de delação premiada que o mantenha livre de qualquer acusação, vivendo fora do país com um substancial (e suspeito) patrimônio.", diz trecho da petição.

A defesa de Temer diz ainda que o empresário passou a incorporar um papel de sério e indignado com a corrupção, mas "'esquece' que foi a corrupção que o tornou um 'grande' empresário". A petição diz ainda que Joesley "é o criminoso notório de maior sucesso na história brasileira".

TJ-DF – 0713079-40.2017.8.07.0001
JF-DF – 0024702-34.2017.4.01.3400

Clique aqui para ler a queixa-crime e aqui para ler o pedido de indenização. 

*Texto atualizado às 18h13 do dia 19 de junho de 2017 para acréscimo das íntegras.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!