Homenagem póstuma

Aeroporto de Congonhas agora se chama deputado Freitas Nobre

Autor

19 de junho de 2017, 10h17

O aeroporto de Congonhas, na capital paulista, agora leva o nome do deputado Freitas Nobre. A mudança na denominação está na Lei 13.450, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19/6).

A proposta de alterar o nome do aeroporto é do ex-deputado João Bittar. "Significa o reconhecimento e o resgate da memória de um homem público de bem que nunca teve medo de enfrentar os obstáculos da sua época para promover a igualdade, a liberdade e a fraternidade entre todos os brasileiros", diz na justificativa do projeto.

Cearense, o ex-deputado José Freitas Nobre era, além de político, jornalista, advogado, professor e escritor. Ficou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Foi vice-prefeito de São Paulo na gestão de Prestes Maia. Em 1964, vítima de perseguição política na ditadura militar, exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967 e voltou à vida pública, tendo sido eleito deputado federal por seis mandatos consecutivos. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobre morreu em São Paulo em 1990.

Leia a Lei 13.450/2017:

LEI Nº 13.450, DE 16 DE JUNHO DE 2017

Denomina Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre o aeroporto da cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Aeroporto de São Paulo/Congonhas, situado na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, passa a ser denominado Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 16 de junho de 2017; 196º da Independência e 129º da República.

MICHEL TEMER
Mauricio Quintella

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!