Sem lascívia

Grupo de alunas acusa professor de abuso, mas conduta é considerada normal

Autor

17 de junho de 2017, 10h41

No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de meninas acusou um professor de Matemática da rede estadual de abusar delas, passando a mão em seus seios, ombros e cabelos durante as aulas. No entanto, os testemunhos prestados em juízo mostram que as atitudes do profissional não se enquadravam como abuso, pois não tinham qualquer conotação sexual. 

Na ação, o Ministério Público diz, com base no relato das alunas que acusavam o professor, que, em sala de aula, ele se aproximou de uma delas, "com a desculpa de corrigir exercícios em seu caderno e, com indisfarçável propósito lascivo, veio a manipular-lhe o sutiã, constrangendo-a". No decorrer do processo, no entanto, as próprias alunas esclarecem que, no caso, a alça do sutiã estava para fora do uniforme e o professor colocou a peça para cima do ombro da menina, dizendo que o sutiã não deveria ficar à mostra.

Outra acusação era a de que ele havia tocado os ombros e cabelos de uma aluna, além de ter escrito em seu caderno "pensa em mim hoje", "com indisfarçável propósito lascivo". No entanto, ficou provado que, no dia em que isso aconteceu, a mãe da estudante foi ao colégio e pediu que o professor conversasse com sua filha, que havia tentado suicídio — e aquela teria sido a tentativa de aproximação dele.

Com base nestes e outros depoimentos, a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reformou sentença que havia condenado o professor por submeter adolescentes sob sua autoridade a vexame ou a constrangimento, de forma continuada, delito tipificado no artigo 232, caput, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), na forma do artigo 71, do Código Penal. Ele tinha sido sentenciado à pena de um ano, quatro meses e 20 dias detenção, em regime aberto, substituída por privativa de liberdade por limitação de fim de semana, além de pagamento de prestação pecuniária.

In dubio pro reo
O relator da Apelação Criminal, juiz convocado Sandro Luiz Portal, analisou todos os depoimentos dos autos – alunos, professores, pais, funcionários da escola – e chegou à conclusão de que nenhum dos fatos elencados na denúncia trouxe algum ilícito penal. Além disso, ficou claro que, nos quase 20 de docência, o acusado conquistou excelente reputação, inclusive na sua comunidade, e que nunca manifestou "conduta imprópria", sendo considerado altamente exigente pelos alunos.

Discorrendo sobre uma das situações, de suspeita de tentativa de beijo forçado, Portal ponderou que o desconforto experimentado pela aluna, embora legítimo, não significa necessariamente que a conduta tenha sido criminosa. É que a proximidade do rosto do professor com a suposta vítima pode ter sido acidental ou, ainda, posição corporal sequer visualizada como invasiva pelo acusado. Ainda observou que é difícil de acreditar que ele faria isso em plena aula, na presença dos demais alunos, sabendo que sua mulher dá aulas na mesma escola.

"Nesse contexto, inviável classificar como desarrazoada a tese defensiva de que os fatos afirmados pelas adolescentes não ocorreram, especialmente no que se refere à extensão dos gestos do docente, o que reveste de dúvida a acusação e determina, em resguardo ao in dubio pro reo, a absolvição do acusado de todos os fatos que lhe foram imputados", escreveu o juiz convocado.

Na sua percepção, os atos atribuídos ao acusado, sob qualquer ótica, não tinham como objetivo a satisfação da lascívia. Tal constatação torna insustentável a acusação de crime de estupro contra vulnerável por meio da prática de atos libidinosos diversos da conjunção carnal, figura típica que exige dolo e não admite a forma culposa.

De acordo com a decisão, não se poderia falar em "importunação ofensiva ao pudor", que exige a presença de dolo e não admite a punição em caráter culposo, nem em desclassificação das condutas para as sanções do artigo 232 do ECA, pois não há indicativos de que o acusado quisesse constranger as adolescentes, fazendo- as passar por por situação vexatória ou constrangedora em público.

Depois de derrubar um a um os argumentos da inicial acusatória, o relator aconselhou os educadores a redobrar os cuidados na sala de aula, para que os adolescentes não alimentem dúvidas em relação à postura profissional do professor nem se sintam constrangidos com fatos desta natureza. "Todavia, não pode o docente, por descuido, sofrer sanção de ordem criminal, situando-se neste campo o caso presente, em que o contato, embora tenha ocorrido, nasceu de ato desatento do professor", julgou Portal. O julgamento na 5ª Câmara Criminal do TJ-RS ocorreu no dia 10 de maio.

Clique aqui para ler o acórdão modificado.

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!