Estratégia de defesa

Temer critica perguntas da PF e decide não responder a nenhuma questão

Autor

9 de junho de 2017, 17h41

A defesa do presidente Michel Temer (PMDB) recusou-se, nesta sexta-feira (9/6), a responder às questões formuladas pela Polícia Federal em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal, mesmo depois de conseguir estender o prazo em três dias.

Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Michel Temer diz que “inquisidores” abordam temas estranhos ao inquérito.
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em petição protocolada às 16h51, nove minutos antes do prazo final, os advogados do presidente afirmam que “os inquisidores” abordam temas estranhos ao inquérito e cobram “poderes adivinhatórios” de Temer, ao perguntarem o que pessoas discutiram em reuniões sem a presença dele.

Foram formuladas 82 perguntas sobre a relação do peemedebista com o empresário Joesley Batista, do frigorífico JBS, o ex-deputado Rocha Loures e outros investigados em desdobramentos da operação “lava jato”. 

A PF quer saber, por exemplo, se o presidente acredita que Rocha Loures pode ter participado de negociações com o grupo J&F, ligado à JBS, e se algum fato ligado a ele pode ser revelado por investigados. Mas há dúvidas mais simples, também não respondidas, como desde quando Temer conhece Rocha Loures e por que recebeu Joesley no Palácio do Jaburu sem registro oficial da visita.

Segundo os advogados Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga, a PF incluiu fatos estranhos às funções presidenciais ou relacionados a períodos não cobertos pelo seu mandato. “Muitos deles partem da premissa do cometimento induvidoso de delitos e não objetivam perquirir a verdade, mas sim revelar meras circunstâncias de crimes que já estariam provados”, escreveram na petição enviada ao ministro relator, Edson Fachin.

“Cumpre inicialmente ponderar que, houvesse Vossa Excelência sido o autor dos questionamentos feitos por escrito ou em colheita de depoimento oral, teria havido, com certeza, uma adequada limitação das perguntas ao objeto das investigações”, diz o documento.

Temer é investigado no Supremo por corrupção passiva e obstrução de investigações. Ele é acusado de incentivar o pagamento de R$ 500 mil ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que não faça delação premiada. Os indícios são baseados em gravação do delator Joesley Batista, que foi recebido pelo presidente no Palácio do Jaburu, no período noturno, fora da agenda oficial. 

Para a defesa, houve edição e manipulação no arquivo de áudio. “O interesse do presidente, declarado desde o início, é o de que haja uma investigação que coloque às claras a verdade dos fatos”, afirmam os advogados.

Clique aqui para ler a petição.
Clique aqui para ler as perguntas da PF a Temer.
INQ 4.483

* Texto atualizado às 18h10 do dia 9/6/2017 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!