Lamento perigoso

Ajuferjes considera protestos do PT como ataques à independência do Judiciário

Autor

14 de julho de 2017, 11h06

Os protestos do Partido dos Trabalhadores contra a decisão do juiz Sergio Moro de condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são uma "campanha difamatória inadmissível". Essa é a opinião da Associação de Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

Por meio de nota, a entidade defendeu o juiz Sergio Moro e disse que os protestos petistas ameaçam a independência do Judiciário e o conceito de igualdade de todos perante a lei.

Leia a nota:

Quando os fatos debatidos em processo judicial deixam os prédios da Justiça para se tornar alvo de militância político-partidária desrespeitosa às decisões do Poder Judiciário ingressa-se em campo perigoso para o Estado de Direito.

É inadmissível que um partido político patrocine de público campanha difamatória contra magistrado como forma de irresignação com suas decisões como fez ontem o Partido dos Trabalhadores contra o juiz federal Sérgio Moro, juiz probo, correto e imparcial como por diversas vezes já afirmado no âmbito do processo da Operação Lava-Jato pelo igualmente honrado Tribunal Regional Federal da Quarta Região.

Esse tipo de agressão atinge, de um só golpe, dois pilares fundamentais do Estado de Direito: a independência do Poder Judiciário e a igualdade de todos perante a lei.

É necessário neste momento reavivar a importância desses elementos essenciais à democracia, pelo bem das instituições e da República.

Fabrício Fernandes de Castro

Presidente da AJUFERJES

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!