Consultor Jurídico

Notícias

Foto em festa

Quem se expõe não tem direito à indenização pela divulgação de imagem

Comentários de leitores

2 comentários

"Vagabundas" mesmo?

Ian Manau (Outros)

O que temos visto DIARIAMENTE são mulheres que perderam o respeito, devido às roupas provocantes que usam, em todos os lugares, até no local de trabalho, SALVO EXCESSÕES. Publicam fotos de si mesmas em trajes típicos de "vagabundas" e "sem-vergonhas" nas redes sociais. E querem exigir de outros o que elas não exercem como exemplo? Posam seminuas para fotos em festas e afins, e se dizem "ofendidas" com a repercussão? Usam micro-saias esvoaçantes, caminham feito estátuas, segurando para que o vento não mostre tudo, e exigem que ninguém lhes dirija olhares? Tadinhas... Não se trata de darem uma de ridículas religiosas encapuzadas do Oriente, e sim de vestirem-se com um mínimo de decoro.

Privacidade

incredulidade (Assessor Técnico)

É aquilo que queremos tornar nosso ou de nosso estrito círculo de convivência e que não configure ato ilícito.
Curioso que a criatura humana invoca regras de privacidade quando violada e, ao mesmo tempo, direito de expor suas ideias e preferências sexuais ou pessoais, abertamente e sem limitação.
A privacidade configura proteção individual, prima facie, do indivíduo contra terceiros, no sentido de que ele pode afastá-los do contato com o que considera sua intimidade.
Nada obstante, se decide expor seus interesses abertamente, afastou tais aspectos do que vem a considerar privacidade, não podendo reclamar de quem os compartilha ou ajuda a propagar. É uma total contradição.

Acredito que a demanda foi equivocada na sua legitimidade passiva. Deveria direcionar a ação aos que a ofenderam, usaram palavras de baixo calão ou a pré-julgaram de forma pejorativa pela exposição.
É que, embora tenha tornado a sua conduta pública, não autorizou a ofensa decorrente da exposição.

Comentar

Comentários encerrados em 19/01/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.