Integração escolar

Escola suíça pode exigir que muçulmanas frequentem aula mista de natação

Autor

10 de janeiro de 2017, 15h46

Uma das câmaras da Corte Europeia de Direitos Humanos decidiu que a religião não pode ser usada como motivo para atrapalhar a integração social das crianças na escola. Os juízes consideraram que a Suíça agiu certo ao exigir que meninas muçulmanas frequentassem aula de natação mista, com todos os outros colegas de classe. A decisão da corte foi anunciada nesta terça-feira (10/1) e ainda pode ser revista pela câmara principal de julgamentos.

O tribunal europeu julgou a reclamação dos pais de duas meninas sobre a obrigação de entrar na piscina junto com outros meninos numa escola na Suíça. A aula de natação faz parte do currículo escolar.

O casal, de origem turca, alegou que a religião impedia que as meninas participassem da natação mista. A escola, tentando resolver o problema, argumentou com os pais que as crianças poderiam usar o chamado burkini, maiô muçulmano que cobre da cabeça aos pés. Mas os pais não aceitaram e se recusaram a levar as filhas para as aulas. Por causa disso, receberam uma multa de 1,4 mil francos suíços (R$ 4,4 mil).

Eles se negaram a pagar a punição e recorreram ao Judiciário suíço. Depois de perderem em todas as instâncias, procuraram a Corte Europeia de Direitos Humanos, onde também não tiveram sucesso.

Para os juízes europeus, a exigência da escola é justificada pela necessidade de as crianças se integrarem umas com as outras nas atividades coletivas. É do interesse das meninas participar dessas aulas, entenderam os juízes. E isso deve prevalecer sobre as crenças religiosas dos pais.

Clique aqui para ler a decisão em francês.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!