Sem prejuízo

Vereadores, empresários e pregoeiro são inocentados de improbidade administrativa

Autor

22 de fevereiro de 2017, 16h42

Somente se classificam como atos de improbidade administrativa as condutas que causam prejuízo aos cofres públicos ou promovam o enriquecimento ilícito dos próprios agentes ou de terceiros.

Por essa razão, a juíza Ariana Consani Brejão Degregório Gerônimo, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Santos, julgou improcedente Ação Civil Pública do Ministério Público em face de políticos, empresários e um pregoeiro.

O processo visava apurar a prática de improbidade administrativa em licitação da Câmara Municipal de Santos, em 2014, na compra supostamente superfaturada de 25 leitores digitais.

Os réus foram o ex-presidente do Legislativo e atual secretário municipal de Esportes de Santos, Sadao Nakai; o vereador Benedito Furtado de Andrade (PSB), o pregoeiro Carlos César Bassi e os donos de uma distribuidora de produtos de informática.

A magistrada não vislumbrou que os agentes públicos, além do pregoeiro e dos responsáveis pela empresa que forneceu os leitores digitais, tenham agido com dolo (má-fé) ou culpa (negligência).

Segundo a sentença, as provas do processo também revelaram que não houve lesão ao erário, porque foi pequena a diferença entre os preços dos equipamentos ofertados por uma livraria que não participou do certame e os da distribuidora, que forneceu os aparelhos.

O MP ajuizou a ação após constatar que a distribuidora, vencedora do certame, cobrou valor superior ao oferecido por uma livraria que teve o seu preço cotado Câmara, mas não se inscreveu no processo licitatório.

A distribuidora que venceu a licitação comprou os aparelhos da livraria cotada. O promotor de justiça do Patrimônio Público de Santos, Eduardo Antonio Taves Romero, justificou o ajuizamento da ação civil pública a várias irregularidades na licitação, como “cotação fictícia de preços”, que descumpriu o princípio da transparência pública.

O advogado William Cláudio Oliveira dos Santos defendeu Carlos Bassi. Segundo ele, dez empresas participaram do pregão eletrônico, que contou com 83 etapas de lances, e não houve irregularidades na cotação de preços e nem superfaturamento de valores.

William Cláudio também disse que o orçamento da livraria não incluía as capas de proteção dos leitores digitais e tinha “valor promocional”, por curto prazo de tempo. A distribuidora vencedora do processo forneceu os equipamentos com as capas, após o período promocional da livraria onde houve a cotação.

Embora a decisão seja de primeira instância, ela se tornará definitiva, sem recurso das partes. Após os acusados contestarem a ação, fornecendo as explicações e provas documentais necessárias, o próprio MP, em réplica, requereu a sua improcedência.

 Processo Digital nº 1005506-44.2016.8.26.0562

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!