Discutindo a relação

Advogados criam instituto em São Paulo para debater política fiscal

Autor

10 de fevereiro de 2017, 8h52

Com a ideia de harmonizar as relações entre o Fisco e os contribuintes, advogados criaram, em São Paulo, o Instituto de Política Fiscal. A proposta não é somente defender os contribuintes, mas promover pesquisas e apresentar sugestões para aprimorar a atividade tributária do Estado e racionalizar o sistema tributário.

Fundada por 10 advogados no último dia 30, a entidade tem como presidente o tributarista Marcelo Knopfelmacher e, entre seus membros, o ex-Advogado-Geral da União Fabio Medina Osório. O IPF pretende formar um conselho com 70 integrantes de diferentes origens, contando com empresários, ex-secretários da Fazenda e ex-integrantes da administração nos três níveis: federal, estadual e municipal.

Cinco convites para integrar o conselho já têm alvo certo: os presidentes das confederações nacionais da Agropecuária, do Comércio, dos Serviços e da Indústria, além do presidente da Federação Brasileira dos Bancos. O presidente do conselho é o ex-procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional em São Paulo Humberto Gouveia, atualmente sócio do Knopfelmacher Advogados.

Entre as atividades do IPF, diz o estatuto da entidade, está “impetrar mandado de segurança individual ou coletivo, propor ação civil pública, ou quaisquer outras ações transindividuais ou individuais, em defesa dos direitos e interesses econômicos e sociais, diretos ou indiretos, individuais, individuais homogêneos, coletivos ou difusos, atinentes à tutela dos interesses dos associados, independentemente de autorização em assembleia específica”.

A entidade pretende ainda promover a indicação de seus associados “e de cidadãos de reputação ilibada” para a participação de órgãos públicos e privados que digam respeito aos objetivos do instituto.

Conheça os fundadores:

Fundadores do IPF

Nome

Escritório

Tércio Chiavassa

Pinheiro Neto

Julio de Oliveira

Machado Associados

Marcelo Salles Anunziata

Demarest Advogados

Claudia Pavan

Jus Finance

Pedro Lunardelli

Advocacia Lunardelli

Maucir Fregonesi

Siqueira Castro Advogados

Carlos Eduardo Corradini Pinto

Conaupro

Humberto Gouveia

Knopfelmacher Advogados

Fabio Medina Osório

Medina Osório Advogados

Marcelo Knopfelmacher

Knopfelmacher Advogados

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!