"Eficiente e independente"

Sorteio de Fachin para "lava jato" no Supremo é comemorado por Sergio Moro

Autor

2 de fevereiro de 2017, 14h46

O sorteio do ministro Edson Fachin para ser relator dos processos da operação "lava jato" no Supremo Tribunal Federal foi comemorado pelo juiz do caso na primeira instância em Curitiba, Sergio Moro.

Reprodução
Sergio Moro considera Edson Fachin um magistrado "eficiente e independente".

Em nota, Moro afirmou que Fachin “é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente”. 

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba também tinha o relator da "lava jato" no STF, Teori Zavascki, em alta conta — apesar deste tê-lo repreendido pela divulgação ilegal de conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quando o ministro morreu na queda de um avião em Paraty (RJ), em 19 de janeiro, o juiz federal declarou que ele "foi um grande magistrado e um herói brasileiro", um "exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país". 

Novo relator
Após ser transferido para a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin foi escolhido via sorteio eletrônico, nesta quinta-feira (2/2), para ser o novo relator da operação “lava jato” na corte. O posto estava vago desde a morte de Teori Zavascki.

Com a morte de Teori, o natural seria que quem fosse indicado no seu lugar assumisse a "lava jato", como fixa o Regimento Interno do STF. Contudo, o artigo 68 da norma permite que, em casos urgentes ou nos quais haja risco de perecimento de direito, os processos sejam redistribuídos imediatamente, sem aguardar a nomeação de um novo magistrado.

O presidente Michel Temer afirmou que só indicaria o substituto de Teori no Supremo após a corte definir internamente quem será o novo relator da operação “lava jato”.

Com isso, a presidente da corte, Cármen Lúcia, optou pelo sorteio entre ministros da 2ª Turma — da qual Teori fazia parte. Para ter quórum para o sorteio, Edson Fachin pediu transferência para esta seção, e foi prontamente sorteado para comandar a operação no STF.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!