Culpa não estabelecida

Inquéritos policiais não podem ser levados em consideração para fixação da pena

Autor

31 de agosto de 2017, 14h48

Inquéritos policiais não podem ser levados em consideração para a fixação da pena, uma vez que não estabelecem culpa. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal suspendeu a execução da pena de condenado por estelionato militar por considerá-la excessiva.

No caso, um homem foi condenado por ter falsificado documentos para obter os valores pagos a pensionista do Exército por dois anos após sua morte. Os valores, obtidos com colaboração da irmã da militar e outro corréu, totalizaram R$ 30 mil.

Por possuir antecedentes criminais policiais e ter falsificado documentos, a pena-base do homem foi aumentada, sendo condenado em primeira instância a 3 anos e um 1 prisão. No Superior Tribunal Militar, ele ainda conseguiu reduzir a pena para 2 anos e 8 meses, sob o entendimento de que não se tratou de crime continuado.

Em Habeas Corpus ao STF, a defesa questionou os demais fatores de elevação da pena base: o fato de o condenado possuir registros de ocorrências policiais e a utilização de documentos falsos.

O relator, ministro Marco Aurélio, havia concedido liminar suspendendo a execução da pena em novembro de 2016, decisão confirmada por unanimidade pela 1ª Turma. O entendimento é que inquéritos policiais não podem ser levados em consideração para a fixação da pena, uma vez que não estabelecem culpa. Da mesma forma, a falsificação de documento foi apenas meio para o cometimento do crime (estelionato militar).

“O STM levou em consideração antecedentes policiais e algo que é ínsito ao estelionato, que é a fraude, meio sem o qual não se pode cogitar do crime”, afirmou o ministro Marco Aurélio em seu voto, deferindo a ordem para fixar a pena-base no mínimo para o tipo e, como consequência, a sua suspensão. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

HC 137.987

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!