Luto no direito

Morre, aos 85 anos, o processualista José Carlos Barbosa Moreira

Autor

26 de agosto de 2017, 13h52

Morreu neste sábado (26/8), aos anos 85 anos, o processualista José Carlos Barbosa Moreira. Ele era titular de Direito Processual Civil da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça fluminense. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família, nem o local do velório e data do enterro.

Foi também procurador do estado do Rio de Janeiro de 1963 até 1978. Publicou diversos livros, entre estes "O Novo Processo Civil Brasileiro", "Comentários ao Código de Processo Civil" e "Temas de Direito Processual Civil", tornando-se referência na área.

Moreira era patrono da Revista Eletrônica de Direito Processual. Em discurso de homenagem ao jurista feito pelo ministro Luiz Fux, em 2012, e publicado na revista, o membro do Supremo Tribunal Federal afirma que o “professor” Moreira, com quem teve aula, nunca procurou captar a admiração dos alunos porque era “voluntariamente admirado, amado e querido”.

O jurista costumava dizer que não era rígido com os alunos, mas exigente, e que via eles "como pessoas, não como entidades abstratas". “O conselho básico que eu daria a um professor é o de que ele faça aquilo que lhe dá prazer. Se ele se propõe dar aula, só deve realizar esse projeto, se a realização do projeto lhe for grata, lhe for agradável. Não faça nada de que não goste, porque aquilo de que não se gosta, não se faz bem”, afirmou.

Em nota, o desembargador do TJ-RJ Alexandre Freitas Câmara, presidente do Instituto Carioca de Processo Civil, afirma que Barbosa Moreira foi o maior nome da ciência processual brasileira e que sua obra e a lembrança de uma vida dedicada ao Direito será sempre lembrada.

"Sua obra monumental marcou gerações de juristas. Suas aulas e palestras ficarão indelevelmente marcadas na memória de todos que as assistiram. Seu texto fluente permitia que os mais complexos temas fossem compreendidos com perfeição. Seu nome era uma unanimidade no Brasil e no exterior, tendo ele sido presidente do Instituto Ibero Americano de Direito Processual e vice-presidente da Associação Internacional de Direito Processual", diz Alexandre Freitas Câmara.

*Notícia alterada às 9h50 do dia 28/8 para acréscimos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!