Apoio eclético

Juízes, políticos e artistas fazem ato de desagravo a Marcelo Bretas

Autor

24 de agosto de 2017, 21h09

Juízes, artistas, políticos e procuradores reuniram-se nesta quinta-feira (24/8) na sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro em apoio ao juiz Marcelo Bretas, responsável por processos do braço fluminense da operação “lava jato”. A manifestação foi marcada depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, definiu como “atípicos” mandados de prisão assinados por Bretas. 

Agência Brasil
Agência Brasil

O ministro havia concedido HC aos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira no dia 17 de agosto. Horas depois, porém, o titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio determinou a expedição de novos mandados de prisão preventiva contra os dois.

Para Gilmar Mendes, nenhum juiz pode ceder à pressão de um grupo de trêfegos e barulhentos procuradores, nem se curvar ao clamor popular, pois a prisão no curso de processos só se justifica em casos excepcionais, devidamente fundamentados.

Cauê Diniz
Marcelo Bretas recebeu apoio em manifestação nesta quinta, no Rio.
Cauê Diniz

Estiveram no ato de desagravo o cantor Caetano Veloso; o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); os deputados Alessandro Molon (Rede), Elionar Coelho (Psol) e Marcelo Freixo (Psol); e os atores Marcelo Serrado, Maria Padilha, Paula Burlamarqui, Lucinha Lins e Thiago Lacerda, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Entre representantes de entidades de classe, compareceram o presidente da Associação de Juízes Federais (Ajufe), Roberto Veloso, e a procuradora Maria Cristina Cordeiro, representante da Associação Nacional dos Procuradores (ANPR).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!