Itinerário bagunçado

Aérea deve reembolsar passageiro depois de sucessivas alterações em voo

Autor

19 de agosto de 2017, 8h53

Uma companhia aérea que remarca diversas vezes os horários dos voos de ida e volta deve devolver o dinheiro do cliente e seus pontos de programas de milhagem utilizados na compra da passagem. Com este entendimento, o 7º Juizado Especial Cível de Brasília determinou que uma empresa devolva os R$ 511,10 e os 40 mil pontos gastos por um cliente.

iStockphoto
Companhia aérea mudou tanto voo de ida quanto o o de volta, o que fez o consumidor se sentir inseguro. iStockphoto

O caso começou após o cliente comprar com suas milhas passagens de ida e volta de Brasília para Santiago, no Chile. Depois de adquirir os bilhetes, passou a receber uma série de e-mails da companhia informando mudanças nos horários dos voos.

A empresa alegou que o cliente desistiu da viagem por conta de um atraso de cinco minutos anunciado para o voo de ida. Porém, o juiz ressaltou que o cliente provou que o voo de volta já tinha sido alterado em mais de dez horas e que isso prejudicaria uma conexão. Após essa mudanças, foi informado que o voo de ida atrasaria em cinco minutos. Para ele, foi a gota d água. E os juízes do Distrito Federal concordaram.

“O evento danoso narrado nos autos não diz respeito apenas a uma simples alteração de 5 minutos no horário de decolagem, mas sim à insegurança a que foi submetido o passageiro, que, a todo momento, recebia informações diferentes quanto aos horários dos voos, a refletir em todo o cronograma de sua viagem”, escreveu o juiz Eduardo Henrique Rosas, relator do caso.

Para o julgador, houve violação do princípio da informação adequada e a prática reiterada de remarcações que inviabilizava as conexões contratadas originariamente pelo autor justificam a rescisão do contrato.

Clique aqui para ler a decisão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!