Toga sob suspeita

Juiz acusado de falsificar laudos em processos previdenciários é afastado

Autor

28 de abril de 2017, 14h27

Acusado de participar da falsificação de laudos médicos em ações previdenciárias, um juiz federal de São Paulo foi afastado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), até que seja encerrado o processo criminal.

Em sessão nesta quarta-feira (26/4), o Órgão Especial da corte recebeu, por maioria, parcialmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o juiz Aroldo José Washington. Ele responderá uma ação penal pela conduta prevista no artigo 343, parágrafo único, do Código Penal. Enquanto estiver afastado, continuará recebendo salário e vantagens.

A denúncia afirma que existe um esquema no Juizado Especial Federal de Avaré (SP) voltado à obtenção de vantagens indevidas, que envolvia servidores, advogados e médicos peritos que ali atuavam e o magistrado.

O MP fala em suposto direcionamento e manipulação de perícias efetuadas com influência do juiz destinadas à apuração de incapacidade em processos instaurados para obtenção de benefício previdenciário.

Aroldo José Washington foi titular do JEF de Avaré entre agosto de 2005 e fevereiro de 2011. Depois, o juiz se removeu para a 5ª Vara Federal de Execuções Fiscais de São Paulo. Ele é defendido pelos advogados Sérgio Salgado Ivahy Badaró e Jennifer Cristina Ariadne Falk Badaró.

Por ausência de prerrogativa de foro, a investigação contra os advogados, médicos peritos e servidores públicos supostamente envolvidos no esquema tramita em primeira instância. Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3.

Investigação contra magistrado 0009145-41.2012.4.03.0000/SP

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!