Área de preservação

Efeitos de sentença erga omnes não se estendem a outros réus sem novas provas

Autor

21 de abril de 2017, 10h08

Por não levar em conta as características de cada caso, uma sentença de caráter erga omnes não pode estender seus efeitos a réus em processos diferentes. A decisão é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ao anular sentença que condenou donos de ranchos às margens de um rio às mesmas obrigações previstas em outra ação.

No caso, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública objetivando condenar dois proprietários de um rancho de lazer na cidade de Guariba (SP), às margens do rio Mogi-Guaçu, a recuperar uma área de preservação permanente.

O processo foi distribuído originalmente à 2ª Vara Federal e redistribuído à 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto por prevenção. Isso porque este juízo já julgava ações que têm como parte proprietários de rancho na mesma área.

A ação foi extinta sem julgamento de mérito, nos termos do artigo 267, VI, do Código de Processo Civil de 1973. Segundo a sentença, já havia ordem a respeito de questão idêntica, com efeitos erga omnes, em outra ação civil pública.

A decisão observou que não houve recurso do MPF contra aquela sentença e que o órgão não poderia, depois, promover ações com o mesmo objeto. Naquela ocasião a ordem foi para que todos que se encontrassem na mesma situação deveriam recuperar a área, se absterem de fazer novas obras, entre outras obrigações.

Dessa vez, o MPF recorreu alegando que a sentença de caráter erga omnes era insuficiente e inadequada para resolver o caso do rancho da ação mais recente devido às particularidades do caso. Argumento ainda ser necessária a produção de provas específicas para o caso.

Relator do recurso no TRF-3, o desembargador Nery Júnior concordou com o MPF. Ele observou que o rancho em questão não foi examinado pelo órgão de vistoria e não era possível aferir “sequer se a área apontada se enquadraria no objeto da sentença proferida”.

“Dada as particularidades existentes em cada caso, subsiste o interesse processual devendo ser oportunizando o processamento regular do feito, que demanda a realização de provas específicas, em respeito aos princípios do contraditório e do devido processo legal”, disse Nery Júnior.

O desembargador acrescentou que a sentença proferida na ação civil pública foi anulada no TRF-3. Seu voto foi acompanhado por unanimidade na 3ª Turma do TRF-3.

Clique aqui para ler o acórdão.
Apelação Cível 0010780-55.2010.4.03.6102/SP

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!