Opinião

Escritórios de advocacia precisam de visão estratégica e gestão profissional

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14 de abril de 2017, 16h37

Os escritórios de advocacia estão necessitando de uma visão estratégica, precisando se transformar com gestão profissional. Um dos mais importantes desafios da gestão legal tem sido aprimorar a sua capacidade de planejar e de se comunicar com diversos públicos.

Os mercados estão sofrendo segmentações e os públicos criando nichos e redes de relacionamentos específicos. Um bom projeto significa planejar, antecipar o futuro e organizar o seu escritório para conhecer melhor o meio em que atua.

Ferramentas específicas de marketing estão surgindo a cada dia e podem ser usadas na advocacia, tudo sem ferir com o código de ética da OAB. Marketing aliado à tecnologia são indispensáveis à inovação e ao sucesso em qualquer segmento. Mas em determinadas áreas, como é o caso da área jurídica, é fundamental conhecer e respeitar as normas que regem a comunicação e o marketing neste segmento.

O planejamento e o uso correto das ferramentas de comunicação ajudam a transformar prospects em clientes e a fortalecer a marca e o posicionamento das marcas dos escritórios junto ao seu público. O Brasil é o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet, atrás apenas da Filipinas e da Tailândia.

O brasileiro passa em média 5,4 horas na internet pelo monitor, e 3,8 horas por meio do mobile. 54% da população é usuária ativa de internet. Já em relação às mídias sociais, são 47% da população com contas ativas. No último ano, o número de page views via dispositivos móveis cresceu incríveis 109%, enquanto os acessos via desktops caiu 12%. 

Na Advocacia, o Brasil tem mais de 1 milhão de advogados. Mas então por onde você deve começar? Qual o primeiro passo? O que pode e o que não pode fazer na comunicação e no marketing jurídico? Quais as oportunidades que já existem dentro do universo digital e que devem ser investidas pelas sociedades de advogados?

O grande objetivo de se investir em marketing digital é posicionar bem o escritório na web, melhorar o seu relacionamento e gerar leads – interessados em conhecer melhor o seu trabalho. Portanto, indico as seguintes estratégias:

Sites Mobiles Responsives
Permite que as informações do site sejam apresentadas de uma forma adaptável e automática em: Smartphones, Tablets e Desktop. Deve ter um blog de notícias e artigos com compartilhamento nas redes sociais.

Aplicativo Mobile
Pode ser baixado em todas as lojas apps para iniciar um relacionamento interativo e exclusivo com os usuários de uma maneira diferenciada. Ter o escritório no bolso dos clientes com acesso a documentos em ambientes restritos é um exemplo.

Redes Sociais
Têm o objetivo de gerar relacionamento, interação e distribuição de conteúdo relevante usando a sua própria rede de contatos.

Marketing de Busca
SEO (Search Engine Optimization), otimização de sites, é um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado no Google.

Gestão de Conteúdo
Conteúdo diário e relevante para o público é essencial para manter viva a presença na internet e trazer seguidores. Os canais mais usados são: redes sociais, site do escritório e newsletters eletrônicas, sempre integrando as plataformas digitais.

Impulso de postagens
Sugerimos fazer impulso de postagens importantes para alcançar mais pessoas que seguem a sua página, pois hoje postagens orgânicas não chegam para toda a sua base. 

Newsletter Eletrônica
É uma comunicação periódica realizada via e-mail para os contatos do escritório, oferecendo conteúdo relevante sobre as Áreas do Direito em que atua. Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais credibilidade à marca.

Revistas Jurídicas
São publicações físicas e digitais disponíveis em sites e aplicativos que reúnem artigos de toda banca para transmitir a competência e conhecimento jurídico do escritório.

Relatórios de Monitoramento
Os relatórios mensais são essenciais para monitorar as estatísticas, identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações digitais.

Isso tudo é o marketing Jurídico na era digital – sua atuação estratégica por meio das plataformas digitais. Portanto, marketing não é só propaganda. Os resultados e o retorno para a marca serão proporcionais ao nível de conteúdo, posicionamento e relacionamento empregado.

Discuta este assunto com seus sócios, advogados e colaboradores. Trate isso como mais uma tarefa importante da profissão. Gestão e Marketing são essenciais para a sustentabilidade de qualquer negócio.

Custa mais caro não fazer nada do que investir na sua marca jurídica, pense nisso!

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