Nova presidente

Leia o discurso de Celso de Mello em homenagem a Cármen Lúcia

Autor

12 de setembro de 2016, 16h53

A nomeação da ministra Cármen Lúcia para o Supremo Tribunal Federal — órgão que ela passa a presidir a partir desta segunda-feira (12/9) — mostra que o Direito é uma “fórmula de libertação destinada a banir da práxis social a deformante matriz ideológica que atribuía à dominação patriarcal um odioso estatuto de hegemonia". Com essas palavras, o decano da corte, Celso de Mello, saudou a nova líder do Judiciário brasileiro.

Em cerimônia que conta com o presidente Michel Temer, seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva — que indicou Cármen para o Supremo — e José Sarney, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Celso de Mello também elogiou diversos votos da ministra. Entre eles o que autorizou a publicação de biografias sem prévia autorização do biografado e o que permitiu pesquisas com células-tronco.

Além disso, o decano do STF conclamou sua colega a combater relações promíscuas entre Estado e empresas, mas sempre com respeito à Constituição e aos princípios do Estado Democrático de Direito.

*Texto alterado às 13h28 do dia 13 de setembro de 2016 para correção.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Celso de Mello. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!