Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Decapitados e queimados

Briga entre facções em presídio de Roraima termina com 25 mortos

Uma briga entre facções rivais durante uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, Roraima, terminou com 25 mortos neste domingo (16/10). Cerca de 100 familiares de presos foram feitos reféns, mas liberadas após intervenção da Polícia Militar. De acordo com a PM, entre os mortos, sete foram decapitados e seis foram queimados.

O confronto começou no horário de visitas, quando membros de uma facção com origem nos presídios de São Paulo invadiram a área rival, comandada pela facção originada no Rio de Janeiro. Cerca de 80 homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram enviados ao presídio para lidar com a situação. Os presos foram encaminhados para as alas e foram trancados. Equipes do IML (Instituto Médico Legal) estiveram no local para realizar a perícia e identificar os corpos.

Em declarações à imprensa, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, Lindomar Sobrinho, afirmou que não há "efetivo e nem equipamentos suficientes para garantir a integridade física dos usuários da unidade prisional". Segundo Sobrinho, são entre sete e nove agentes por plantão que trabalham na penitenciária, que é a maior unidade prisional do estado com 740 vagas – atualmente superlotado com 1.400 presos.

A Secretaria de Estado Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o caso será investigado e os responsáveis serão punidos conforme prevê a Lei de Execuções Penais. O governo do Estado de Roraima disse que lamenta e condena o ocorrido. Com informações da Agência Brasil. 

Revista Consultor Jurídico, 17 de outubro de 2016, 13h13

Comentários de leitores

1 comentário

Falência estatal.

Immanuel Kant (Advogado Sócio de Escritório)

Completo descaso para com seres humanos. Acontecimento digno das barbáries da idade média. Um presídio deste é uma máquina de tortura e de morticínio, verdadeiro inferno na terra. Absurdo. Descalabro institucionalizado.

Comentários encerrados em 25/10/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.